NOTÍCIA ANTERIOR
Banco de Leite do Hospital Mário Covas opera em estado crítico
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obesos que perdem peso melhoram a capacidade de memória e concentração
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/04/2011 | Saúde e Ciência
Hospital da Mulher atinge seu menor índice de infecção hospitalar
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital da Mulher de Santo André completou em março último dois anos de implantação atingindo marca histórica: o equipamento de saúde municipal registrou apenas 1% de taxa de infecção hospitalar, o menor patamar até agora. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) em geral é de taxas abaixo de 3%.

Limpeza dos ambientes e higienização de materiais e equipamentos são pontos altos do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, mas o infectologista Carlos Augusto de Aguiar Quadros, coordenador da CCIH, enfatiza a conscientização entre os profissionais como fator preponderante. “Médicos e enfermeiros são os principais agentes nesse processo, porque lidam diretamente com o paciente. O grande veículo de transmissão de microorganismos são as mãos” – explica, ao citar que cuidados básicos como lavar as mãos, cuidar bem de feridas e fazer a desinfecção correta de instrumentais cirúrgicos superam em importância qualquer tecnologia mais sofisticada.

Desde que foi implantada, em março de 2009, a CCIH do Hospital da Mulher reúne mensalmente o grupo multidisciplinar de 10 membros para repassar tarefas e discutir idéias. Fazem parte, entre outros, desde o superintendente e o diretor clínico até representantes da farmácia, nutrição e limpeza. Um outro diferencial é a Central de Material e Esterilização (CME), que implantou códigos para rastrear todas as etapas que um material percorre dentro do hospital, facilitando a detecção de eventual problema “A queda na taxa de infecção é apenas consequência. O importante é que os profissionais respeitem o conceito de infecção e sigam as regras que evitem riscos, agindo rapidamente quando surge um problema” – define o infectologista do Hospital da Mulher, inaugurado em agosto de 2008 e gerido pela Fundação do ABC.

Perfis diferentes: A rigor, não há uma referência fixa na literatura mundial que defina o índice ideal para não se contrair doenças dentro de hospitais. Isso porque cada unidade médica tem perfil e peculiaridades próprias, o que pode levar a desvios de estatísticas. “Não posso comparar um hospital de alta complexidade com outro que é mais forte na área ambulatorial. Se uma unidade faz apenas um parto por mês e o bebê tem uma infecção, nesse mês o índice foi de 100%. Além disso, a qualquer momento pode haver um surto, como foi o caso do H1N1 no ano passado” – exemplifica dr. Carlos Aguiar, para explicar a taxa média de 3%, no geral, estabelecida pela OMS. O que a literatura mundial apregoa como meta é a diminuição de um-terço das infecções no hospital, já que os outros dois-terços são produzidos pelo próprio paciente, que é hospedeiro de microorganismos.

No Brasil, o tema é regido pela lei 2616/98 do Ministério da Saúde. Além de conhecer as principais infecções hospitalares e definir se a ocorrência está dentro de parâmetros aceitáveis, os membros da CCIH elaboram normas de padronização para que os procedimentos sigam uma técnica asséptica, orientam e treinam os profissionais da instituição, fazem o controle da higienização ambiental e da prescrição de antibióticos. Também recomendam medidas de isolamento de doenças transmissíveis, assim como oferecem apoio técnico à administração hospitalar para aquisição correta de materiais e equipamentos e para o planejamento adequado da área física da unidade de saúde, entre outras atribuições.

Por Informações à Imprensa com Malu Marcoccia / Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7709 dias no ar.