NOTÍCIA ANTERIOR
Com seca, aumenta fogo nas matas de Ribeirão Pires
PRÓXIMA NOTÍCIA
Multa por som alto em veículo gera polêmica no Bairro Jardim
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/09/2017 | Setecidades
Hospital Albert Sabin fecha para reforma a partir de sábado
Hospital Albert Sabin fecha para reforma a partir de sábado Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
A demanda de atendimentos do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no bairro Santa Paula, em São Caetano, será transferida para o Hospital São Caetano até sábado, data em que o equipamento de Saúde destinado ao pronto atendimento será fechado para reforma. A expectativa da administração, chefiada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), é a de que as intervenções de grande porte sejam concluídas no prazo de seis a oito meses.

Conforme explica a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, haverá cerimônia para receber os pacientes no Hospital São Caetano, na quinta-feira, às 18h. Já a partir da sexta-feira, no período da noite, terá início o processo de transferência das dez pessoas que estão internadas na UTI (Unidade de Terapia-Intensiva) do hospital de urgências, além dos 40 doentes que ocupam setor de observação, e três que estão na ala psiquiátrica do equipamento municipal.

No sábado, às 7h, será iniciado o atendimento de urgência e emergência no Hospital São Caetano. “O espaço no Hospital São Caetano é muito bom. Procuramos reconstituir o mesmo número de consultórios e leitos que temos no Albert Sabin. A equipe vai ser do mesmo tamanho, então, não vai haver nenhuma dificuldade. É óbvio que a gente preferiria atender somente a população de São Caetano, mas a realidade é que nós atendemos todo o entorno”, salienta a secretária.

O Hospital Albert Sabin é responsável por cerca de 1.000 atendimentos diários e a estimativa é que as obras no local sejam feitas em até oito meses, caso não haja problemas com a licitação, ressalta Regina. O processo licitatório que definirá a empresa responsável pela modernização do equipamento de urgência ainda não foi iniciado. “Sem o imóvel estar vazio, nenhuma empresa sequer quis fazer orçamento. Eles não tinham condições de avaliar os danos todos da estrutura com os pacientes lá dentro”, observa a secretária.

Um pré-orçamento, feito por arquiteta da Prefeitura, estimou a necessidade de investimento de R$ 3 milhões na obra, que será custeada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O acordo entre a instituição de Ensino Superior e a administração corresponde à contrapartida pelo uso, por parte da universidade, da estrutura municipal – UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – pelos alunos do curso de Medicina. “(O valor) Ainda não é o número exato. Conseguindo pelo menos três empresas que possam orçar, vai para licitação”, destaca Regina.

Entre as melhorias previstas, a secretária dá ênfase à instalação de tomógrafo no hospital de emergência. “Teremos a instalação de um novo tomógrafo, que vai ficar no Hospital São Caetano nesse período. É um equipamento de 16 canais, Multislice (multidetectores), muito superior. Todo o sistema de informatização também vai ser inaugurado após a obra. Isso vai de prontuário eletrônico até chamada eletrônica de classificação de risco. Também será remodelado todo o sistema de ar-condicionado, pois há áreas que precisam e não tinham.”

Por Vanessa de Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.