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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/11/2011 | Setecidades
Horário de Pico falha no primeiro teste
Horário de Pico falha no primeiro teste  Trânsito travu no final da tarde no entorno do Paço de São Bernardo. Foto de Luciano Vicioni
Trânsito travu no final da tarde no entorno do Paço de São Bernardo. Foto de Luciano Vicioni
Tráfego flui nas principais vias da Região pela manhã e pára no início da noite

O primeiro dia da Operação Horário de Pico, articulada pelo GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal para dar, através do trabalho de agentes de trânsito, maior fluidez ao tráfego nas setes cidades, falhou no período da tarde e início da noite. No entroncamento do Paço Municipal de São Bernardo, que faz ligação para Diadema, Santo André e para a via Anchieta, o tráfego chegou a ficar completamente parado por volta das 19h.

A avenida Lucas Nogueira Garcez, no sentido Diadema, já não fluía desde o semáforo do Paço. As ligações para a via Anchieta no Bairro Ferrazópolis, ainda em São Bernardo, também ficaram congestionadas. O trânsito que ficou retido na avenida Brigadeiro Faria Lima fez com que as principais linhas de ônibus municipais e intermunicipais não chegassem ao Centro, o que gerou uma enorme aglomeração de pessoas nos pontos de ônibus da região do Paço.

Em São Bernardo, quem precisou utilizar a avenida Pereira Barreto como acesso a Santo André teve de exercitar a paciência. Nenhum agente de trânsito trabalhava nos cruzamentos de interligação da avenida, e as filas de carros se estendiam de ponta a ponta pelas vias locais.

Manhã

O caos do fim da tarde e início da noite contrastou com o período da manhã, quando a maioria dos motoristas respirou aliviada diante do fluxo da avenida Lucas Nogueira Garcez e do Paço de São Bernardo, que nos últimos dias tem travado constantemente também pela manhã.

O padeiro Reginaldo Tavares da Silva mora e trabalha em São Bernardo e se surpreendeu com a tranquilidade do trânsito da manhã desta segunda. “Em geral, está tudo travado, principalmente o Centro, mas hoje está fluindo bem. Acho que é reflexo do bom trânsito da avenida Piraporinha”, comentou.

Pela manhã, o agente de trânsito de Diadema Fernando de Souza avaliou o primeiro dia da operação como positivo. “A nossa presença contribui para que o motorista respeite as leis de trânsito e não feche os cruzamentos. Sempre que um cruzamento é fechado, acontece o efeito bola de neve e ninguém anda”, comentou. No entanto, no fim da tarde e início da noite, por volta das 19h, a reportagem encontrou diversos cruzamentos na região do Paço Municipal totalmente bloqueados pelo congestionamento.

Para o agente de São Bernardo Claudio Garajau, que trabalhou na divisa com Diadema, o guarda aumenta o fluxo de veículos. “Se de um lado falta fluidez, puxamos os veículos para outro, mesmo se o semáforo estiver no vermelho. Assim, otimizamos o tempo do motorista e evitamos os congestionamentos”, avaliou. No começo da noite, esse trabalho não teve resultado.

No período da manhã, o principal objetivo da iniciativa, de garantir maior fluidez nos principais corredores da Região, surtiu efeito. Até as 9h, agentes de trânsito monitoraram os 39,7 quilômetros das vias com maior incidência de congestionamentos dos sete municípios.

O GT de Mobilidade definiu três eixos como prioridades para a ação, que a partir desta segunda será realizada todos os dias das 6h30 às 9h e das 16h às 20h. O eixo 1 inclui as principais vias que ligam Ribeirão Pires a São Caetano; o eixo 2 é o trecho de ligação entre Diadema a Santo André; e o eixo 3, liga São Bernardo a São Caetano (confira o mapa).

Pereira Barreto

O retrato caótico do início da noite se repetiu no período da manhã na avenida Pereira Barreto, sentido Santo André. A via estava com tráfego lento, como se nenhuma operação acontecesse no trecho. “O trânsito irá melhorar quando iniciarmos a proibição da circulação dos caminhões”, opinou o guarda de trânsito de Santo André Paulo Ibelli.

Durante toda a extensão das avenidas Pereira Barreto e Ramiro Colleoni, a reportagem viu apenas dois agentes de trânsito, sendo que um deles estava sentado dentro da viatura e só saiu para trabalhar após ver a equipe de reportagem abordando o colega. Questionado sobre o problema, o presidente do Consórcio Intermunicipal, Mário Reali, garantiu que todas as prefeituras se comprometeram a ajudar. “Cabe a cada município fiscalizar seus funcionários”, disse.

Diante do congestionamento diário da avenida Pereira Barreto, o motorista André Souza não viu diferença entre o tráfego dos outros dias para o desta segunda. “O trânsito está pesado como todos os dias. Aqui não há mais horário, sempre está travado. Vamos ver se vai mudar”, questionou.

O GT de Mobilidade do Consórcio faz nesta terça-feira (22/11) balanço do primeiro dia de operação.

Por Claudia Mayara e Carol Scorce - ABCD Maior
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