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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/02/2013 | Veículos
Honda já vende Civic 2.0 só automático; CR-V flex vem em março
Sedã agora tem motor mais potente e sem 'tanquinho' nas versões top.

SUV também adotará o propulsor bicombustível e terá versão intermediária.


A Honda estreia sua linha 2014 com novidades para seu carro-chefe no Brasil, o sedã Civic, e também para o utilitário CR-V. Ambos os carros passarão a ter a opção do motor 2.0 flex - o CR-V era trazido apenas com bloco a gasolina.

Sem mudanças visuais, a linha 2014 do Civic começou a chegar às concessionárias nesta semana. Veja abaixo os preços:
LXS (1.8 manual) - R$ 66.690
LXS (1.8 automática) - R$ 69.900
LXR (2.0 automática) - R$ 74.290
EXR (2.0 automática) - R$ 83.890

O propulsor 2.0, fabricado no México, dispensa o 'tanquinho' de gasolina para a partida a frio. O recurso não é novidade: já está disponível no mercado brasileiro em modelos da Peugeot e da Citroën. Nos carros do grupo francês, o aquecimento do combustível (sistema Flex Start) é feito a partir do momento em que a porta é aberta. A tecnologia da Honda, batizada de Flex One, é semelhante. Ela se baseia na "leitura" que o sistema faz da temperatura do combustível quando o motorista destranca o carro com a chave-canivete. A partir dali, em dias frios, esse sistema aquece o combustível conforme a necessidade. A montadora afirma que irá estender o recurso a motores menores, futuramente.

O motor com 155 cavalos de potência (com etanol) a 6.300 rpm será exclusivo das versões LXR (intermediária, antiga LXS) e EXR (topo de linha, antiga EXS). Ambas terão apenas a opção do câmbio automático de 5 velocidades, com borboletas ao volante que permitem a troca de marcha manualmente.

A LXR também passa a ter, de série, faróis de neblina. Na EXR não há mudanças nos equipamentos.

A versão de entrada, LXS, continua com motor 1.8 flex que ainda requer o 'tanquinho'. Ela tem tanto o câmbio automático de 5 velocidades quanto o manual, que agora ganha a sexta marcha. Essa versão também passa a ter o sistema Bluetooth, que já era de série nas demais, além da forração no porta-malas, que, segundo a Honda, "atende a pedidos".

A montadora reafirmou que a versão esportiva do Civic, vista no Salão de SP, em outubro passado, voltará em 2014. O motor será um 2.4 "com mais de 200 cavalos", diz Alfredo Guedes, supervisor de relações institucionais da marca. O câmbio será de 6 marchas.

CR-V vira flex, mas venderá menos
Agora flex, a linha 2014 do CR-V chega às lojas no fim de março. Além do motor bicombustível sem tanquinho, o SUV ganhará uma versão intermediária, EX, só com tração frontal. Atualmente há a EXL 4WD, topo de linha, com tração integral, e a LX, de entrada, com tração nas rodas da frente.

A de entrada, LX 2WD, passará a contar com Bluetooth e a mesma chave canivete do Civic 2.0, que ativa o aquecimento do álcool quando necessário. A capacidade do tanque de combustível sobe de 58 para 71 litros, "para dar mais autonomia ao carro com etanol", justifica Guedes.

"Este será um ano de muitas decisões para a Honda", afirma o diretor comercial Sergio Bessa, que espera crescimento nas vendas da marca. Porém, para o CR-V, a perspectiva é de menos emplacamentos do que em 2012.

Isso porque, no ano passado, a montadora ainda conseguiu trazer para o Brasil uma boa quantidade do SUV, importado do México, antes de o Brasil limitar a comercialização de carros com aquele país. Com as cotas estabelecidas desde março último, a Honda diz que consegue atender apenas metade da demanda que o modelo tem.

Contando com as unidades embarcadas antes da restrição, foram vendidas cerca de 15 mil unidades do CR-V em 2012. "Aquele volume [pré-cotas] fez toda a diferença. Este ano com certeza terá um número menor", lamenta Bessa.

Segundo ele, o volume de vendas do CR-V, no entanto, ainda não viabiliza a produção de um carro desse porte no Brasil. 'Mas estamos estudando as possibilidades", afirma.

'SUV do Fit' deve vir
O diretor confirma que a Honda quer ampliar sua presença no segmento com um modelo que se colocaria numa faixa abaixo do CR-V, algo como a 'versão SUV do Fit', que será baseada no conceito Urban, apresentado no Salão de Detroit (EUA), no começo do mês.

O carro vai estrear primeiro no Japão e, no ano que vem, nos Estados Unidos, cujas unidades serão fabricadas no México – aproximando o modelo do Brasil. "Queremos trazer, esse carro seria muito bom para o Brasil. Mas ainda não se sabe nem quando vão começar a produzir", diz Bessa.

Por Luciana de Oliveira Do G1, em Campinas (SP)
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