NOTÍCIA ANTERIOR
Chevrolet desenvolve carro que deixa motorista e vai buscar vaga sozinho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Venda de carros cai 10% em outubro, conforme Fenabrave
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/11/2011 | Veículos
Honda corta produção na América do Norte por enchentes na Tailândia
A Honda anunciou nesta segunda-feira (31) que cortará temporariamente a produção em suas 6 fábricas nos Estados Unidos e no Canadá devido à escassez de peças decorrente da inundação na Tailândia. É a segunda vez no ano que as operações da marca japonesa são afetadas por catástrofes naturais: em março passado, o tsunami no Japão causou reflexos inclusive na fábrica no Brasil, com redução da produção, devido à falta de peças vindas do país-sede da montadora, e demissões.

As enchentes na região central da Tailândia, especialmente no pólo industrial de Ayutthaya, afetam tanto a fábrica de carros, completamente inundada desde a segunda semana deste mês, quanto as instalações de fornecedores. "A situação muda todo dia. É difícil ter uma noção", diz o diretor financeiro, Fumihiko Ike.

A fabricação de automóveis na região cairá quase pela metade dos níveis originalmente planejados para esta época. O início das vendas do crossover CR-V 2012, marcado para dezembro, poderá atrasar em várias semanas. As fábricas da Honda na América do Norte compram a maioria das suas peças de fornecedores da própria região, mas a Honda recebe "algumas peças eletrônicas fundamentais" da Tailândia e de outras regiões.

A empresa disse que "certo número" de seus fornecedores na Ásia é incapaz de manter a produção de peças devido à inundação, o que significa interromper o fluxo de peças para a América do Norte.

A Honda disse que não haveria demissões em decorrência das enchentes. A empresa prevê que a inundação atrapalhará a produção por várias semanas. Outras montadoras, como a Toyota e a Nissan também utilizam componentes fabricados na Tailândia.

Segundo números divulgados pela agência Jato Dynamics do Brasil, especializada em informações automotivas, as vendas da Honda caíram 15% no acumulado deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O diretor financeiro afirmou que a montadora já reduziu a previsão de vendas para o ano, que era de 3,5 milhões até o fim do ano fiscal, em março de 2012.

Por G1 - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.