DATA DA PUBLICAÇÃO 16/03/2017 | Veículos
Honda chama na TV 1 milhão de proprietários que não atenderam recall de ''airbags mortais''
Vídeo da Honda chama quem ainda não atendeu a recall de airbags que podem matar (Foto: Reprodução/YouTube)
Caso é relacionado a mais de 10 mortes no exterior e resultou no maior recall da história. Marca convocou 1,3 milhão de carros no Brasil, mas só 22% atenderam chamados até agora.
A Honda começou a veicular na TV, no início do mês, um vídeo em que busca chamar a atenção de quem ainda não atendeu ao recall dos “airbags mortais” no Brasil.
Trata-se do maior recall da história, motivado por um defeito no airbag produzido pela principal fornecedora desse tipo de equipamento no mundo, a japonesa Takata.
Além da Honda, ele envolve outras 10 marcas de carros no Brasil: Toyota, Nissan, Fiat, Jeep, Chrysler, Volkswagen, Subaru, Mitsubishi, Audi e BMW (veja todos os recalls relacionados).
O caso é ligado a mais de 10 mortes no exterior. Apesar disso, os recalls desses airbags ainda têm baixa adesão.
“Temos 1,3 milhão de carros da marca envolvidos. Nosso índice de realização (do conserto) é de 22%”, diz Marcelo Langrafe, gerente de pós-venda da Honda no Brasil
Ou seja, ainda há 1 milhão de veículos rodando sob risco.
O índice fez a marca decidir fazer anúncios além dos obrigatórios pela lei brasileira. Langrafe diz que a veiculação do vídeo na TV aberta e paga fez o número de agendamentos para a troca da peça defeituosa saltar de 114 para 1.100 ao dia, até a última segunda (13).
Outras marcas
O total de veículos chamados por causa dos airbags da Takata, desde 2013, supera 3 milhões de unidades no Brasil. No mundo, o número passa de 30 milhões.
Entre os modelos atingidos estão Honda Civic (fabricados entre 2000 a 2008), Toyota Corolla (2002 a 2014), Fiat Uno (2015/2016), Jeep Renegade (2015/2016) e Nissan March (2011 a 2014). Confira a lista com todos os recalls dos airbags no Brasil.
Qual é a falha
O problema está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador.
Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura do airbag seja muito mais forte que o normal e, ao se partir em pedaços, lançar estilhaços contra os ocupantes, causando graves ferimentos.
Uma das mortes, nos Estados Unidos, foi investigada inicialmente como um assassinato porque os ferimentos da vítima pareciam facadas.
Baixa adesão
Há 1 ano, o G1 publicou um levantamento exclusivo sobre o índice de atendimento dos recalls de 2015. Entre os que apresentaram baixo índice, havia 7 relacionados aos “airbags mortais”.
Na época, a Honda afirmou que uma das maiores dificuldades era encontrar os atuais proprietários dos veículos, já que as campanhas envolvem carros de até 15 anos.
“78% dos veículos novos foram atendidos (nos recalls do airbag); dos antigos, 6%”, diz Langrafe
As montadoras são obrigadas a anunciar os recalls na TV, rádio e em jornais, mas apenas quando ocorre a convocação. Elas também costumam avisar os proprietários por carta, mas só têm acesso aos dados disponíveis nas concessionárias.
No caso dos “airbags mortais”, a Honda diz ter recorrido também a mensagens enviadas por seguradoras e empresas de cobrança de pedágio para tentar alcançar mais proprietários de veículos da marca.
Reclamações
Ainda há, no entanto, consumidores que atenderam ao recall dos airbags e não conseguiram realizar a troca por falta de peças.
Na última segunda, no site Reclame Aqui, um proprietário de São Paulo afirmava que ligou para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Honda em dezembro passado e foi informado que só conseguiria agendar o atendimento para março.
Outro cliente, de Cuiabá, relatava que agendou o atendimento em dezembro para janeiro, rodou 200 km para ir até a concessionária e, ao chegar, soube que não havia a peça.
Também há reclamações semelhantes relacionadas a outras montadoras.
“Todos os casos do tipo que chegaram pelo nosso canal oficial, que é o 0800, foram atendidos”, diz o gerente de pós-venda da Honda. “Nós analisamos caso a caso porque não há uma única solução.”
Como saber se está no recall dos ‘airbags mortais’
O conserto de veículos envolvidos em qualquer recall é gratuito e não existe prazo máximo para o atendimento: mesmo um usado pode ser reparado nas concessionárias das marcas.
Veja abaixo como confirmar se o seu foi chamado.
Honda:
Consulte o chassi do seu veículo em www.honda.com.br/suaseguranca
Agende pelo número 0800-701-3432
Toyota:
Consulte o chassi do seu veículo em www.toyota.com.br/servicos/recall
Agende pelo número 0800-703-0206
Lexus:
Consulte o chassi do seu veículo em www.lexus.com.br/pt/contact-us/recall.html
Agende pelo número 0800-539-8727
Nissan:
Consulte o chassi na página www.nissan.com.br/servicos/recall-nissan.html
Agende pelo número: 0800-011-1090
Fiat
Consulta aos chamados do recall: www.fiat.com.br/ja-tenho-um-fiat/fiat-recall/bravo-novembro-17.html
Agende pelo número: 0800-707-1000
Chrysler
Consulte www.chrysler.com.br/#!recall
Agende pelo número: 0800-703-7130
Volkswagen
Lista de chamados: www.vw.com.br/pt/servicos/recall.html
Atendimento ao cliente: 0800-019-8866
Audi
Anúncio do recall: www.audi.com.br/br/brand/pt/service/consulta-recall.html#
Atendimento ao cliente: 0800-777-2834
BMW
Consulte em www.bmw.com.br/pt/ssl/recall.html
Agende pelo fone 0800-019-7097
Subaru
Verifique o chassi em www.subaru.com.br/recalls-subaru
Agende pelo número: 0800-770-2011
Mitsubishi
Consulta a recalls: www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/relacionamento/recall
A Honda começou a veicular na TV, no início do mês, um vídeo em que busca chamar a atenção de quem ainda não atendeu ao recall dos “airbags mortais” no Brasil.
Trata-se do maior recall da história, motivado por um defeito no airbag produzido pela principal fornecedora desse tipo de equipamento no mundo, a japonesa Takata.
Além da Honda, ele envolve outras 10 marcas de carros no Brasil: Toyota, Nissan, Fiat, Jeep, Chrysler, Volkswagen, Subaru, Mitsubishi, Audi e BMW (veja todos os recalls relacionados).
O caso é ligado a mais de 10 mortes no exterior. Apesar disso, os recalls desses airbags ainda têm baixa adesão.
“Temos 1,3 milhão de carros da marca envolvidos. Nosso índice de realização (do conserto) é de 22%”, diz Marcelo Langrafe, gerente de pós-venda da Honda no Brasil
Ou seja, ainda há 1 milhão de veículos rodando sob risco.
O índice fez a marca decidir fazer anúncios além dos obrigatórios pela lei brasileira. Langrafe diz que a veiculação do vídeo na TV aberta e paga fez o número de agendamentos para a troca da peça defeituosa saltar de 114 para 1.100 ao dia, até a última segunda (13).
Outras marcas
O total de veículos chamados por causa dos airbags da Takata, desde 2013, supera 3 milhões de unidades no Brasil. No mundo, o número passa de 30 milhões.
Entre os modelos atingidos estão Honda Civic (fabricados entre 2000 a 2008), Toyota Corolla (2002 a 2014), Fiat Uno (2015/2016), Jeep Renegade (2015/2016) e Nissan March (2011 a 2014). Confira a lista com todos os recalls dos airbags no Brasil.
Qual é a falha
O problema está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador.
Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura do airbag seja muito mais forte que o normal e, ao se partir em pedaços, lançar estilhaços contra os ocupantes, causando graves ferimentos.
Uma das mortes, nos Estados Unidos, foi investigada inicialmente como um assassinato porque os ferimentos da vítima pareciam facadas.
Baixa adesão
Há 1 ano, o G1 publicou um levantamento exclusivo sobre o índice de atendimento dos recalls de 2015. Entre os que apresentaram baixo índice, havia 7 relacionados aos “airbags mortais”.
Na época, a Honda afirmou que uma das maiores dificuldades era encontrar os atuais proprietários dos veículos, já que as campanhas envolvem carros de até 15 anos.
“78% dos veículos novos foram atendidos (nos recalls do airbag); dos antigos, 6%”, diz Langrafe
As montadoras são obrigadas a anunciar os recalls na TV, rádio e em jornais, mas apenas quando ocorre a convocação. Elas também costumam avisar os proprietários por carta, mas só têm acesso aos dados disponíveis nas concessionárias.
No caso dos “airbags mortais”, a Honda diz ter recorrido também a mensagens enviadas por seguradoras e empresas de cobrança de pedágio para tentar alcançar mais proprietários de veículos da marca.
Reclamações
Ainda há, no entanto, consumidores que atenderam ao recall dos airbags e não conseguiram realizar a troca por falta de peças.
Na última segunda, no site Reclame Aqui, um proprietário de São Paulo afirmava que ligou para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Honda em dezembro passado e foi informado que só conseguiria agendar o atendimento para março.
Outro cliente, de Cuiabá, relatava que agendou o atendimento em dezembro para janeiro, rodou 200 km para ir até a concessionária e, ao chegar, soube que não havia a peça.
Também há reclamações semelhantes relacionadas a outras montadoras.
“Todos os casos do tipo que chegaram pelo nosso canal oficial, que é o 0800, foram atendidos”, diz o gerente de pós-venda da Honda. “Nós analisamos caso a caso porque não há uma única solução.”
Como saber se está no recall dos ‘airbags mortais’
O conserto de veículos envolvidos em qualquer recall é gratuito e não existe prazo máximo para o atendimento: mesmo um usado pode ser reparado nas concessionárias das marcas.
Veja abaixo como confirmar se o seu foi chamado.
Honda:
Consulte o chassi do seu veículo em www.honda.com.br/suaseguranca
Agende pelo número 0800-701-3432
Toyota:
Consulte o chassi do seu veículo em www.toyota.com.br/servicos/recall
Agende pelo número 0800-703-0206
Lexus:
Consulte o chassi do seu veículo em www.lexus.com.br/pt/contact-us/recall.html
Agende pelo número 0800-539-8727
Nissan:
Consulte o chassi na página www.nissan.com.br/servicos/recall-nissan.html
Agende pelo número: 0800-011-1090
Fiat
Consulta aos chamados do recall: www.fiat.com.br/ja-tenho-um-fiat/fiat-recall/bravo-novembro-17.html
Agende pelo número: 0800-707-1000
Chrysler
Consulte www.chrysler.com.br/#!recall
Agende pelo número: 0800-703-7130
Volkswagen
Lista de chamados: www.vw.com.br/pt/servicos/recall.html
Atendimento ao cliente: 0800-019-8866
Audi
Anúncio do recall: www.audi.com.br/br/brand/pt/service/consulta-recall.html#
Atendimento ao cliente: 0800-777-2834
BMW
Consulte em www.bmw.com.br/pt/ssl/recall.html
Agende pelo fone 0800-019-7097
Subaru
Verifique o chassi em www.subaru.com.br/recalls-subaru
Agende pelo número: 0800-770-2011
Mitsubishi
Consulta a recalls: www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/relacionamento/recall
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