NOTÍCIA ANTERIOR
Emissão de CNH demora cinco meses
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cidadão é vítima da calçada que constrói
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/07/2009 | Setecidades
Homicídios caem 29% nas cidades do Grande ABC
Quatro cidades do Grande ABC tiveram redução de 29% no número de homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados no primeiro semestre de 2009 em comparação ao mesmo período do ano passado. Juntas, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema contabilizaram 100 ocorrências nos seis primeiros meses deste ano. Em intervalo de mesma duração em 2008, foram 141 crimes.

Os dados foram apurados pelo Diário junto às delegacias especializadas dos municípios. Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não divulgaram seus números. A CAP (Coordenadoria de Análise de Planejamento) da SSP (Secretaria de Segurança Pública) somente disponibilizou as estatísticas do primeiro trimestre deste ano.

O índice de queda da região vem se mantendo desde os primeiros três meses deste ano, quando as sete cidades registraram queda de 18,3% nos homicídios ante o mesmo período do ano passado. Na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a redução do número de mortes violentas é menos expressiva: 6,4% e 6,7%, respectivamente.

Diadema é o município que teve diminuição mais acentuada, de 36,9%. De 46 homicídios registrados nos seis primeiros meses de 2008, a cidade diminuiu para 29 neste ano.

Para o secretário de Defesa Social de Diadema José Francisco Alves, a queda se deu por conta da continuidade das políticas públicas implementadas desde 2001. "Com os projetos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que logo serão colocados em prática, esperamos que a violência diminua ainda mais. O trabalho desenvolvido em parceria com as polícias civil e militar também foi fundamental para os resultados alcançados."

Santo André é a segunda cidade que teve queda significativa no número de homicídios dolosos. De líder nas estatísticas em 2008, quando foram registradas 59 ocorrências no primeiro semestre, a cidade diminuiu para 41 no mesmo período deste ano, diminuição de 30,5%.

O delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos, que também atende Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não quis não comentar os números. "Prefiro falar somente quando a Secretaria de Segurança divulgar o índice. Muitas vezes enquadramos o crime em determinado artigo e o CAP entende que deveria estar em outro."

São Bernardo e São Caetano reduziram na mesma proporção os homicídios dolosos. As duas cidades tiveram queda de 16,7% cada. Para a delegada seccional de São Bernardo, que também responde por São Caetano, Elaine Maria Biasoli Pacheco, a redução se deve às parcerias feitas com a Polícia Militar. "Cada vez mais intensificamos o intercâmbio entre as polícias. Estamos realizando várias operações em conjunto para combater o tráfico de drogas, o que, consequentemente, diminui os crimes contra a vida."


Por Fabiana Chiachiri - Do Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.