NOTÍCIA ANTERIOR
Apps que prometem ajudar a saúde não são confiáveis, dizem médicos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obesidade afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/01/2013 | Saúde e Ciência
Homens viram clientes assíduos de salões de beleza especializados
No DOM Estética Masculina, salão de beleza do Campo Belo, na zona sul, as únicas mulheres que entram são as atendentes. Inaugurado em março de 2011, ele faz parte de uma leva crescente de salões atentos à tendência: um número cada vez maior de homens quer se cuidar melhor.

Segundo a empresa internacional de pesquisas Euromonitor, especializada em consumo, as vendas de produtos de cuidados masculinos no Brasil subiram 12% em 2011. Nos cálculos da Abihpec (associação brasileira da indústria de cosméticos), o segmento já movimenta mais de US$ 4 bilhões ao ano e faz do Brasil o maior mercado de beleza masculina do mundo.

Cientes disso, Stella Vidiz, 51, e sua filha, Gabriela, 25, decidiram abrir o DOM. O salão oferece serviços como manicure, depilação, massagens, tratamentos para o cabelo (relaxamento, progressiva) e até "dia do noivo".
Ilustração Estúdio Polyester

Tudo só para os homens -a exceção aberta para as meninas de até 12 anos é uma questão de praticidade. "Facilita a vida dos pais que vêm cortar o cabelo com os filhos", afirma Stella. Acima dessa idade, o espaço só atende o público masculino.

Cerca de 400 homens frequentam o salão todo mês, segundo as donas, e estão cada vez mais assíduos. "Tem cliente que vem toda semana, outros a cada 15 ou 20 dias", diz Gabriela. "E eles estão aprendendo a se programar. Tem alguns que ligam antes do feriado para agendar serviços antes da folga", afirma ela.

Outro salão, o Gilberto Cabeleireiros, na rua da Consolação, região central, não atende só homens, mas separou um espaço exclusivo para recebê-los, também com serviços variados como sobrancelha, limpeza de pele e massagens. No total de clientes, eles não ficam para trás: o público é 50% feminino e 50% masculino.

"Homem gosta de estar em ambiente masculino. Eles ficam mais à vontade que em um lugar cercado por mulheres", explica Marcos Coraza, atendente da casa há 32 anos.

Essa foi a percepção entre os proprietários que decidiram ampliar a fatia masculina na clientela. Por isso também o número crescente nos últimos anos de salões que abriram um andar reservado só para eles, ou uma franquia inteira, caso do DOM.

"Mas essa realidade está mudando", garante Arnoldo Lulsdorf, proprietário do Planet Hair, nos Jardins, zona oeste, onde os serviços masculinos são feitos tanto em espaços reservados como em áreas comuns. "Muitos fazem tintura, mãos e pés no meio do salão lotado de mulheres."

Lulsdorf conta que os homens chegam a 40% da clientela e que os motivos que os levam até lá são diversos. Vão desde a mulher ou namorada que pede ao parceiro para cuidar mais da beleza até indicação médica, por conta do excesso de pelos, por exemplo.

"A manicure me ajuda a roer menos as unhas", diz Sérgio Yosef, 37, executivo da área financeira, que há dez anos utiliza os serviços de manicure, pedicure e depilação. "A minha geração ainda tem muito preconceito", acrescenta. Para ele -coisa que as mulheres já sabem-, cuidar-se é um hábito que vai além da beleza. Passa por outros fatores como saúde e bem-estar.

SERVIÇO

DOM Estética Masculina

R. República do Iraque, 1.058, Campo Belo, região sul, São Paulo, S.P. Tel. 5096-4949. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb.: 9h às 18h.

Gilberto Cabeleireiros
R. da Consolação, 3.423, Jardim Paulista, região oeste, São Paulo, S.P. Ttel. 3088-9811. Ter. a sex.: 8h30 às 20h. Sáb.: 8h30 às 19h.

Planet Hair
R. Dr. Melo Alves, 96, Jardim Paulista, região oeste, São Paulo, S.P. Tel. 3895-6996. Ter. a sáb.: 8h às 20h.

Por Talita Fernandes - Colaboração para a Folha
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.