NOTÍCIA ANTERIOR
Tomografia após bater cabeça pode ser desnecessária em crianças
PRÓXIMA NOTÍCIA
USP desenvolve pele artificial para evitar testes com animais
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/10/2009 | Saúde e Ciência
Homens comprometidos são mais assediados por mulheres, diz estudo
Mulheres: você têm um homem? Caso tenham, melhor tomar cuidado. Há chances de que outra mulher se interesse por ele.

Um novo estudo fornece evidências daquilo que muitos já suspeitavam: a de que mulheres solteiras são muito mais interessadas em ir atrás de um homem comprometido do que um solteirão.

"A mulher solteira realmente, realmente gostou do cara quando ele era comprometido", afirma Melissa Burkley, as Universidade Estadual de Oklahoma, que conduziu o estudo com sua colega Jessica Parker.

Elas entrevistaram 184 estudantes universitários heterossexuais para participar de uma experiência sobre atração sexual, e disseram aos voluntários que o programa de computador ajudaria a combiná-los com um parceiro ideal. Metade dos participantes era solteira e a outra, comprometida, com números iguais de homens e mulheres em ambos os grupos.

Encontrando "Mr. Right"

Sem o conhecimento dos participantes, a cada um foi oferecido um candidato a parceiro fictício, que preenchia, exatamente, aos respectivos requisitos de interesse. A fotografia de "Mr. Right" era a mesma para todas as mulheres participantes. A mesma experiência foi feita com os homens, em relação à mulher ideal. Para metade dos participantes, foi dito que o "par ideal" era solteiro, e para a outra metade, que ele já estava em um relacionamento romântico.

"Tudo era a mesma coisa para todos os participantes, exceto se o 'par ideal' era comprometido ou não", disse Burkley.

O resultado mais surpreendente foi nas respostas de mulheres solteiras. Quando foi oferecido um homem solteiro, 59% se afirmaram interessadas em um relacionamento. Mas, quando ele era comprometido, 90% disseram que estavam interessadas em ir à caça.

Os homens eram mais insistentes na busca por novos pares, mas não se demonstravam preocupação caso elas fossem comprometidas ou não. Mulheres comprometidas mostraram menor interesse e foram levemente assediadas por homens solteiros.

Selo de aprovação

Burkley e Parker deduzem que as mulheres solteiras podem se sentir mais atraídas por homens comprometidos porque eles já foram "pré-selecionados" por outras mulheres, assim como foram considerados satisfatórios pela companheira, enquanto homens solteiros detêm menos "referências" nesse sentido.

Estratégias de caça de parceiro similares foram encontradas em pássaros e peixes, afirma Burkley.

Mas estudos anteriores entre pessoas apenas perguntaram se os participantes encontraram outros parceiros em potencial, o diferencial, neste estudo, é a investigação sobre o que as faz insistir em um relacionamento.

"A próxima questão é por quê", diz Burkley. Em estudos futuros, ela pretende aprofundar a exploração sobre os motivos pelos quais as mulheres desejam parceiros que já estão comprometidos. Além da explicação da "pré-triagem", outra possibilidade, diz ela, é que na sociedade dos Estados Unidos, mulheres são socializadas para serem competitivas, então elas projetam a autoestima a partir do companheiro das mulheres rivais.

Outros pesquisadores dizem que este trabalho fornece pontos interessantes sobre a procura de companheiros. "Isso nos diz algo sobre o papel do desejo social na escolha de parceiros, diz Fhionna Moore, da Universidade de Abertay Dundee (Reino Unido), cuja própria pesquisa demonstrou que mulheres mais ricas são mais exigentes a respeito de seus companheiros.

Por Folha Online - New Scientist
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.