NOTÍCIA ANTERIOR
Vacinação contra gripe começa na rede privada
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/04/2018 | Saúde e Ciência
Homem tem fortes dores de cabeça após participar de competição e comer pimenta mais forte do mundo
Homem de 34 anos apresentou sintomas após comer Carolina Raeper, pimenta que está no livro dos recordes. Médicos relataram caso em artigo na revista 'BMJ'.

Médicos divulgaram um alerta na última terça-feira (3) depois que um americano comeu a pimenta mais forte do mundo e passou a ter "rajadas" muito fortes de dores de cabeça.

Os sintomas do homem de 34 anos começaram "logo após a participação em uma competição para ingerir pimenta, onde ele comeu uma Carolina Raeper". O campeonato ocorreu em 2016, segundo artigo da revista médica "BMJ".

O homem não desenvolveu dores permanenetes e intensas no pescoço e na cabeça, mas durante várias dias passou por dores de cabeça breves e fortes como "trovoadas". Cada "rajada" de dor durava alguns segundos.

Depois de procurar atendimento médico de emergência, os testes para diferentes problemas neurológicos deram resultados negativos.

No final, os médicos o diagnosticaram com uma condição cerebral temporária chama de "Síndrome de Vasoconstrição Cerebral Reversível" (RCVS, sigla em inglês), caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos do cérebro.

Esse é o primeiro caso de um paciente com a síndrome após comer primeira, de acordo com os autores do artigo.

A RCVS é muitas vezes acompanhada dessas rajadas de dores de cabeça. Geralmente ocorre como uma reação a certos medicamentos prescritos ou, também, após o uso de drogas ilícitas.

"Foi uma grande surpresa para todos", disse o médico Kulothungan Gunasekaran, do hospital Henry Ford, em Detroit, um dos autoress do artigo que alerta sobre os perigos de brincar com a intensidade da pimenta Carolina Reaper.

A pimenta mais forte do mundo

Os sintomas do homem foram esclarecidos e uma tomografia computadorizada de acompanhamento foi feita cinco semanas após o evento. Os resultados mostraram que as artérias haviam retornado à largura normal.

Outros pacientes que comeram pimenta já tiveram ataques cardíacos, de acordo com os autores do artigo.

"Recomendamos que as pessoas em geral sejam cautelosas ao comer malaguetas e procurem imediatamente um médico ao desenvolver sintomas como esses", disse Gunasekaran.

Para quem quiser ousar, a Carolina Reaper tem um sabor doce e frutado, com notas de canela e chocolate, além de ser extremamente picante, de acordo com o site do "Guinness World Records".

No ano passado, a equipe do Guinness nomeou a Carolina Reaper - um cruzamento entre as pimentas Sweet Habanero e Naga Viper - como a pimenta mais forte do planeta. Ela é cultivada no estado americano da Carolina do Sul.

Por G1 - France Presse
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.