NOTÍCIA ANTERIOR
Vacinas em aves levaram a vírus mais agressivo nesses animais, diz estudo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacinação contra gripe é prorrogada em S. Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2012 | Saúde e Ciência
HMU inicia parceria inédita com Jackson Memorial Hospital de Miami
Serão 4 profissionais por ano em estágio nos EUA. Única instituição do Estado com esse tido de parceria era a USP de Ribeirão Preto

O Hospital Municipal Universitário de São Bernardo acaba de fechar parceria com uma das mais renomadas instituições de saúde do mundo. A partir de agosto, o equipamento do ABC poderá encaminhar profissionais para intercâmbio no Departamento de Neonatologia do Jackson Memorial Hospital, em Miami (EUA). O estágio como médico observador tem duração de 30 dias e poderão participar médicos neonatologistas do hospital e residentes em pediatria ou neonatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, cogestora do HMU. Até então, a única instituição no Estado a enviar profissionais para o centro de referência de Miami era a Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.

A inauguração da parceria do HMU será feita pela Dra. Gisele Trasfereti. A médica assistente da UTI Neonatal embarca em 5 de agosto após passar por seleção interna e do hospital norte-americano. “Os candidatos devem inicialmente submeter o currículo juntamente com carta de apresentação da disciplina de neonatologia da FMABC e parecer favorável da Diretoria do HMU. O profissional mais bem avaliado será indicado ao estágio e terá o currículo apreciado pela direção do Memorial Jackson. Para ser aprovado, também terá que apresentar garantia de estadia nos Estados Unidos e seguro saúde”, detalha o Diretor Técnico e Clínico do HMU, Dr. José Kleber Kobol Machado.

O acordo para estágio como médico observador contempla 1 profissional por mês em junho, julho, agosto e setembro – ou seja, 4 por ano. Neste primeiro ano de parceria está previsto novo intercâmbio em setembro, dessa vez de um médico residente em pediatria. “Estou muito feliz com a oportunidade e espero trazer novos conhecimentos para replicar no HMU”, comemora Dra. Gisele Trasfereti, que espera que a experiência proporcione melhora profissional e agregue novos conhecimentos pelo convívio com outra cultura e outros profissionais.

Excelência assistencial: Para o Diretor do HMU, a parceria internacional permitirá conhecer melhor o dia a dia e a dinâmica de trabalho no Jackson Memorial Hospital e disseminar na unidade de São Bernardo ações que otimizem a assistência visando sempre a redução das taxas de mortalidade e agregando conhecimento em novas experiências à equipe. “No pouco tempo que passei no hospital de Miami, percebi qualidades peculiares em comparação à neonatologia brasileira. Eles usam o mesmo aparelho de ventilação mecânica, por exemplo. Porém, o manuseio do bebê é bastante diferente. O recém-nascido é muito menos manipulado pelas equipes. As atitudes, condutas e postura dos profissionais foram o que mais chamou atenção, além dos equipamentos e tecnologia disponíveis para assistência aos pacientes”, destaca Dr. José Kleber Kobol. Ele acredita que os estágios permitirão implantar soluções no Brasil que melhorem o atendimento ao recém-nascido de alto risco.

Entre os destaques observados no Jackson Memorial Hospital está o ECMO – tratamento via membrana de oxigenação extracorpórea, indicado a prematuros com insuficiência respiratória grave e sem resposta às terapias convencionais. Baseia-se na oxigenação sanguínea extracorpórea. O sangue sai do corpo, passa pela membrana – um tipo de pulmão mecânico – e retorna oxigenado para o bebê. “É uma opção extremamente agressiva ao prematuro e a experiência no Brasil demonstra sobrevida muito baixa nesses casos. Porém, no hospital de Miami o índice de sucesso é bastante elevado”, afirma o Diretor do HMU-SBC, que detalha: “O suporte tecnológico e a técnica apurada dos profissionais impressionam. São técnicos capacitados em ECMO e experientes no tratamento, que monitoram 24 horas o bebê. Estão na UTI neonatal somente com essa função e isso faz toda a diferença. A experiência com esse tipo de avanço técnico, realizado com sucesso pelos norte-americanos, pode ajudar muito no cuidado com prematuros no Brasil”.

Ponto de partida: A semente da parceria HMU/FUABC-EUA foi plantada em outubro de 2011, quando Dr. José Kleber Kobol Machado esteve em Miami para o Congresso Internacional de Neonatologia. O Diretor do HMU conheceu Dr. Eduardo Bancalari, Diretor da Divisão de Neonatologia do Jackson Memorial Hospital, e foi convidado a visitar a instituição, que é referência no tratamento de recém-nascidos prematuros em toda a Flórida e até mesmo América Central. “O hospital é bem equipado, desenvolve serviço de alto nível com taxas de mortalidade muito baixas. Cada leito tem um computador acoplado para que as equipes de saúde registrem a evolução do paciente. Além disso, a unidade é coordenada por um dos maiores nomes da neonatologia mundial, o que certamente contribuirá com a atualização dos médicos e residentes que participarem do intercâmbio”, considera Dr. José Kleber.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.