NOTÍCIA ANTERIOR
Espetáculo O Lixo da Vida já atraiu mais de 7 mil pessoas em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Poupatempo móvel retorna a Mauá nesta segunda-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2007 | Cidade
Hino de Mauá causa polêmica na Câmara
Às vésperas de completar 53 anos – no próximo dia 8 –, Mauá terá finalmente um hino oficial. A Câmara aprovou projeto de lei do Executivo instituindo uma música, composta em 1995, como a canção da cidade. Para isso, foi necessário revogar uma lei de 9 de dezembro de 2004, que instituía o hino por meio de um concurso.

Apesar de aprovado, o assunto causou polêmica no Legislativo. Os três vereadores da bancada petista – que votaram contra – alegaram falta de democracia.

“O problema não é a música e sim a forma como feita essa escolha. Se existia uma lei que garantia a realização de um concurso, porque então não foi feito desta forma?”, indaga Paulo Eugênio Pereira Júnior.

“Esse hino até poderia ganhar, mas tinha de dar a chance a outros músicos. Hino imposto era somente na época do Império. Isso já acabou”, provoca o petista.

O autor do hino, o maestro Carlos Binder, diz que o concurso foi planejado em 2004, durante a gestão do petista Oswaldo Dias, para homenagear os 50 anos do município. “Mas o projeto caminhou em ritmo tão lento que a lei somente foi sancionada um dia depois do aniversário de Mauá. Aí o concurso perdeu o sentido”, conta.

O presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira Júnior (PSB) acredita que tenha faltado discussão sobre o tema. "A música é muito bonita, mas não concordo com a maneira como foi escolhida para se tornar o hino de Mauá. O certo seria ter realizado o concurso.”

O vereador Manoel Lopes (DEM) – marido da secretária de Educação, Ângela Donatiello Lopes, de onde surgiu a idéia da oficialização da música de Binder – refuta a acusação de autoritarismo. "O PT teve oitos anos para fazer concursos ou oficializar uma música como hino. Agora não tem do que reclamar. Além disso, todo mundo conhece a canção do Binder.”

Mas ele próprio admitiu que não conhece toda a letra da música. “Para falar a verdade, também não sei cantar ela inteira”, admite Betão.

O prefeito Leonel Damo (PV) alega que a música é cantada até mesmo por alunos da rede municipal de Ensino. “Nós instituímos que fosse cantado nas escolas o Hino Nacional e essa música, que todo mundo sempre considerou como o hino oficial de Mauá. Agora, passa a ser de fato.”

Viagem internacional - Binder, que compôs letra e música com o maestro aposentado Américo Del Corto, explica que pensou em criar uma homenagem quando a Banda Lyra de Mauá, da qual é regente, foi participar de um concurso de bandas no Chile, em 1995. “Percebemos que a cidade não tinha hino. Aí criamos essa música, para representar o município no festival.”

A letra faz menção ao Barão de Mauá e à época em que o município tinha como referência a exploração de granito, na década de 1930. “Também lembramos das empresas de porcelana, que sempre atuaram em Mauá.”

Apesar da polêmica, Binder diz que fica emocionado com o reconhecimento de sua canção em homenagem à cidade, feita há 12 anos. “Mesmo com toda essa discussão na Câmara, fico muito feliz.”

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.