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DATA DA PUBLICAÇÃO 22/10/2008 | Veículos
Hilux ganha motor a gasolina
A Toyota apresentou na Argentina a linha 2009 da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4. Apesar de contarem com discretas modificações externas, as principais novidades estão no interior dos veículos. Enquanto a picape traz um novo motor 2.7 16V a gasolina - anteriormente era oferecida apenas com motorizações a diesel -, o SUV ganhou uma terceira fileira de bancos e pode, a partir de agora, acomodar até sete pessoas.

Hilux
O novo propulsor, vindo do Japão, gera 156 cv a 5.200 rpm e torque de 24,5 mkgf a 3.800 rpm e, segundo os executivos da marca, foi desenvolvido especialmente para encarar a gasolina brasileira com 25% de álcool. No entanto, não haverá uma versão 4x4 com este motor, mas apenas a configuração 4x2 cabine dupla, que custa R$ 79,6 mil.

Vale lembrar que, entre 2001 e 2004, a marca ofereceu uma versão a gasolina. Porém, por questões mercadológicas, ela acabou abolida.
Mas a menina dos olhos da Toyota continua sendo a Hilux a diesel, que traz duas opções: 3.0 16V Intercooler de 163 cv (SRV e SR) e 2.5 16V Turbo de 102 cv (Standard). São oferecidas, ao todo, nove configurações da picape, que vão desde a mais básica, a Standard 4x2 cabine simples a diesel, que custa R$ 74,9 mil, até a topo de linha SRV 4x4 cabine dupla com transmissão automática de quatro velocidades e bancos de couro, por R$ 125,6 mil.

A Hilux também evoluiu em design e equipamentos. Destaque para a nova grade em forma de ‘T' - característica mundial da linha -, o pára-choque mais saliente, o novo grafismo do painel com computador de bordo de sete funções, o ar-condicionado digital e para as rodas de liga leve de 16".

SW4
O utilitário esportivo também mudou mas, ao contrário da Hilux, não ganhou uma versão com motorização a gasolina, restringido sua principal novidade à inclusão de uma terceira fileira de bancos - elevando de cinco para sete a capacidade de passageiros.

O modelo é oferecido apenas com tração 4x4 permanente com reduzida e motor a diesel 3.0 16V Intercooler, que gera 35 mkgf de torque a 3.200 rpm. Na Hilux 4x4, diferentemente, a escolha da tração é feita por meio de uma alavanca ao lado do câmbio.

No entanto, assim como na picape, o SW4 oferece dois tipos de transmissão: automática de quatro ou mecânica de cinco velocidades. Os preços não foram informados.

O SW4 ganhou novo conjunto óptico, grade frontal diferenciada, novas lanternas traseiras, rodas de liga leve de 17" e novo volante. Há ainda novos dutos de ar-condicionado no teto, que permitem ventilar a segunda e a terceira fileiras de bancos.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC / Enviado a Pilar, Argentina
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