NOTÍCIA ANTERIOR
Sucesso em SP, stand-up comedy chega na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fresno traz seu pop rock ''conceitual'' a São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/10/2008 | Cultura
High School Musical, a despedida
Novo ídolo dos adolescentes, o ator Zac Efron conta que a coisa mais incrível de todas as coisas incríveis que têm acontecido desde que ele protagonizou o primeiro filme da série High School Musical (2006) foi um telefonema que recebeu no set de High School Musical 3, que tem estréia mundial nesta sexta-feira. "Kenny Ortega (o diretor) me passou o celular e do outro lado da linha estava simplesmente Michael Jackson. Perdi as palavras", diz ele, num encontro em Los Angeles do qual participaram jornalistas de todo o mundo, na semana passada.

Parceiro do diretor Kenny Ortega nos tempos em que era o melhor dançarino do mundo - foi Ortega que coreografou Billie Jean -, Michael queria dizer ao astro de reluzentes olhos azuis que "adora High School Musical" e que, como o mais mortal dos pais, fica emocionado por ver seus filhos tão ligados à música e à dança, graças ao filme.

Grease dos novos tempos, HSM é apontado agora como fenômeno depois de uma estréia discreta na TV, no Disney Channel, em 2006. Ganhou as crianças e adolescentes ao contar uma história simples. Astro de basquete da escola, Troy (Efron) se encanta pela música quando conhece a doce mocinha Gabriella (Vanessa Hudgens) - daí, vêm as dúvidas sobre o que fazer na vida. "A mensagem que mais chama a atenção no filme é linda: uma coisa só não é capaz de nos definir", observa o diretor Ortega, que criou uma maneira perfeita de acalmar os coraçõezinhos das crianças modernas, cada vez mais sobrecarregadas de atividades e cobranças.

Recordes - Da mensagem, os recordes. A estréia de High School Musical 2 pôs 17,6 milhões de telespectadores diante do Disney Channel, transformando-o no programa de maior audiência da história da TV paga americana e na atração mais vista em toda a história por crianças de 6 a 14 anos. Fora isso, é uma franquia típica de Hollywood, daquelas que exploram tudo o que é possível: shows do cast principal, show de patinação no gelo e apresentações nos parques da Disney, até os invariáveis cadernos, meias e todo o tipo de produto que se possa vender.

Em tempos de quebra da indústria fonográfica, as vendas dos CDs com a trilha sonora do filme também surpreendem: 14 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo. Outro termômetro são as lojas de revistas americanas: casal também na vida real e apontados como os novos sweethearts da América, Efron e Vanessa estão em quase todas as capas, rivalizando apenas com o casal Brad Pitt e Angelina Jolie.

Agora, o filme chega em grande produção aos cinemas. Em Los Angeles, jornalistas de lugares improváveis, como Finlândia, Coréia e Índia, além de toda a América Latina, comentavam sem exagero: em todos os cantos, High School Musical 3 é o filme mais esperado do ano. "Espero que a audiência nos cinemas surpreenda, para concluir nosso trabalho. Ir para os cinemas agora é como dar um presente aos fãs", explica Ortega.

"Claro que estou feliz por chegar aos cinemas, mas fico pensando: onde eu teria a oportunidade de mostrar HSM para as crianças cinco vezes ou mais? Tenho certeza que os atores se tornaram ídolos por estarem na TV." HSM3 é um filme ágil e delicado, que faz uma mistura competente e interessante de referências dos musicais que encantavam Ortega quando ele mesmo cursava a high school (leia entrevista abaixo) e dos requebrados hipnotizantes de um Justin Timberlake da vida."O mais difícil foi mesmo dançar. Filmamos em duas semanas, sem folga, e dançávamos durante o dia todo", conta Efron que, depois de uma estréia morna como dançarino no primeiro filme, aparece agora como um novo John Travolta - tanto é que já está na nova produção de Ortega, como o protagonista da refilmagem de Footlose.

A história pega os personagens nos últimos dias do ano letivo, antes da formatura. Dilemas típicos dessa época da vida estão lá, cantados e coreografados. Troy terá de decidir se segue na faculdade como um astro de basquete ou como ator. E Gabriella conseguiu uma vaga numa renomada faculdade, mas terá de ficar longe de Troy. O final feliz é garantido, claro.

O que parece ainda não ter solução é o dilema que o enredo traz, inevitavelmente: as crianças podem esperar por High School Musical 4? O filme que estréia hoje traz novos personagens, claramente candidatos a ídolos adolescentes. Mas Ortega é cauteloso sobre o futuro da franquia. "Quem sabe? É certo que não podemos continuar com o elenco principal, porque eles se formam. Se tiver alguma idéia, ponha no papel!"

A reportagem viajou a convite da Disney.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.