NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá busca parceria com lojistas do Mauá Plaza Shopping para gerar mais emprego
PRÓXIMA NOTÍCIA
Motoqueiro é baleado em tentativa de roubo de moto
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/03/2013 | Cidade
Hélcio defende candidato único a deputado federal
Esperando por uma oportunidade para assumir o posto de deputado federal, o suplente e vice-prefeito de Mauá, Hélcio Silva (PT), defende candidatura única do PT para buscar uma das 513 cadeiras na Câmara dos Deputados. O petista admitiu que seu nome será colocado para uma nova candidatura em 2014, mas terá de enfrentar a concorrência do secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana (PT), que também almeja o posto.

Hélcio considera que o petismo mauaense precisa fechar somente uma candidatura ao Congresso Nacional, caso obtenha êxito. O petista disse que o partido entrará nessa discussão ao longo deste ano. "O candidato a deputado federal precisa de 100 mil votos. Por isso, precisamos construir unidade em torno de uma candidatura. Se houver dois postulantes, um inviabilizará o outro", discorreu.

O petista avalia como "legítimo" o pontapé inicial dado por Rogério para se projetar ao Congresso Nacional. Na segunda-feira, o secretário se encontrou com o ex-vereador Irmão Ozelito em busca de adesão à empreitada.

O vice-prefeito reconhece o cenário desfavorável para novamente pleitear uma vaga em Brasília, visto que Rogério, assim como o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Junior (PT) - nome favorito para ser postulante a deputado estadual pelo PT mauaense -, foi um dos articuladores para o lançamento da chapa do atual gestor municipal Donisete Braga (PT) à eleição municipal, em detrimento da tentativa de reeleição de Oswaldo Dias (PT).

"(O fato de Paulo Eugenio e Rogério ajudarem Donisete na eleição municipal) Dá vantagem sim, sem dúvidas. É um conjunto de fatores que vão definir a candidatura: manifestação do prefeito, força do nome e militância", reconheceu. Hoje, Hélcio está mais ligado ao grupo de Oswaldo, enfraquecido após passar o comando do Paço para Donisete.

Nem mesmo a possibilidade de assumir como deputado federal neste ano entusiasma Hélcio em uma hipótese de reeleição. Hoje, ele é primeiro suplente na coligação na qual o PT fez parte na eleição de 2010, graças aos 64.938 votos obtidos e o deslocamento de outros parlamentares.

O cenário para Hélcio se mudar de Mauá para Brasília não é tão improvável, em decorrência do julgamento do Mensalão, que condenou os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP). O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já sinalizou que pode acatar a ordem de cassação do STF (Supremo Tribunal Federal) aos envolvidos. Assim que um dos dois for cassado, Hélcio assume.

Apesar da possibilidade, as articulações para 2014 não podem esperar e o vice-prefeito reconhece isso. Portanto, mesmo assumindo como deputado federal na atual legislatura, Hélcio não teria legenda garantida para reeleição à Câmara. O último deputado federal de Mauá foi Wagner Rubinelli (PT, hoje vereador), que deixou o posto em 2005.

Por Bruno Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.