NOTÍCIA ANTERIOR
SP abre inscrições para o projeto Bolsa Universidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cidades terão até dezembro de 2016 para custear vagas em creches
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/04/2012 | Educação
Hebiatria inicia cursos gratuitos de informática para jovens em tratamento
Mais de 30 adolescentes atendidos na FMABC já participam de programa de inclusão digital, que visa a formação para o mercado de trabalho

Especializado no atendimento multiprofissional à juventude, o Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança da Faculdade de Medicina do ABC acaba de dar início a programa de inclusão digital para pacientes em tratamento. A iniciativa é fruto de parceria com a empresa IP Soluções, especializada em serviços de robótica e informática.

Segundo a professora de informática voluntária Andréa Oliveira de Angelis, o objetivo do curso é a inclusão digital de jovens com foco no mercado de trabalho. São 5 módulos, que começam com aulas sobre a estrutura básica do computador. Os demais são sobre Sistema Operacional Windows e Pacote Office, que engloba os programas Word, Excel e Power Point. “Muitos pais acham que não é necessário, dizem que os filhos sabem tudo de computador. Na verdade, todos usam. Mas a finalidade é para troca de informações em redes sociais e bate-papo. Quando o assunto é trabalho, os jovens não dominam as ferramentas de mercado”, alerta Andréa de Angelis.

A parceria com a IP Soluções surgiu em 2011, quando a empresa iniciou trabalho de responsabilidade social junto às crianças com câncer hospedadas na Casa Ronald ABC, que funciona no campus da Faculdade de Medicina do ABC. Em setembro passado, quando o Instituto de Hebiatria da FMABC foi ampliado e se tornou Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança, surgiu a ideia de expandir as aulas de informática também para esse público. “Fomos convidados a ampliar a atuação e preparamos projeto pedagógico específico para a Hebiatria. É muito bom trabalhar a responsabilidade social da empresa e sentir que podemos fazer a diferença no combate à exclusão digital e na formação de jovens”, afirma a professora da IP soluções.

Além de Andréa Oliveira de Angelis, há mais 2 professores voluntários: Fernando Costa e Luciana Oliveira. As aulas são semanais em laboratório de informática específico, duram 3 horas e estão disponíveis nos períodos da manhã e tarde, inclusive com opção matutina aos sábados. O curso tem total de 65 horas, que equivalem a aproximadamente 6 meses. “Não determinamos prazos, pois o andamento das aulas varia segundo o desempenho dos alunos. Cada turma tem um ritmo de produtividade”, exemplifica Andréa de Angelis.

A IP soluções trabalha com terceirização de trabalhos para 34 escolas particulares de Santo André, São Bernardo e Mauá, totalizando 4.000 alunos. A partir de abril, a empresa ampliará a atuação social na Hebiatria da FMABC com início de Oficinas de Robótica aos sábados. Serão vivências nas quais os jovens, por meio de kits educacionais, terão contato de forma lúdica e divertida com conceitos de Engenharia Física e Matemática.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.