NOTÍCIA ANTERIOR
Medicina ABC abre vagas para especialização em Alergia e Imunologia Clínica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Criança com cabeça assimétrica pode ser tratada com capacete
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/02/2012 | Saúde e Ciência
Harvard dará início a curso de pesquisa clínica via Medicina ABC
O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (CEPHO-FMABC) inicia na próxima quarta-feira (15 de fevereiro) curso de pesquisa clínica organizado pela Harvard Medical School, dos Estados Unidos. Considerado um dos maiores centros do Brasil na área oncológica, o CEPHO passa a fazer parte de seleto grupo credenciado pela Harvard a ministrar tal modalidade, até então disponível somente na Universidade de São Paulo e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Curso de Pesquisa Cínica da Harvard tem duração de um ano e encontros semanais no Anfiteatro do CEPHO, no próprio campus da FMABC em Santo André. As aulas estarão a cargo de professores norte-americanos e serão ao vivo via videoconferência. A equipe do CEPHO coordenará dinâmicas de grupo e demais atividades que necessitem de interação entre os alunos, inclusive com participação de grupos de outras partes do mundo. “Vamos capacitar interessados em desenvolver pesquisa clínica utilizando a metodologia de uma das mais importantes instituições do mundo nessa área. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de proficiência em pesquisa clínica emitido pela própria Harvard”, acrescenta o professor Titular de Oncologia e Hematologia da FMABC, Dr. Auro del Giglio.

A primeira turma terá 12 alunos – 10 pesquisadores do CEPHO e 2 professores convidados da FMABC. As aulas serão sempre às quartas-feiras no período da tarde. “A partir dessa experiência inicial, em 2013 pretendemos abrir vagas para todos os interessados em realizar pesquisa clínica. Toda a seleção, análise de currículo e análise dos requisitos mínimos necessários serão feitas diretamente pela Harvard”, adianta o Diretor Executivo do CEPHO-FMABC, Dr. Daniel Gomes Cubero.

Tradição e segurança: O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da FMABC funciona desde 2000 e tem cerca de 120 estudos já finalizados. Ao todo já foram tratadas mais de 1.000 pessoas no local. Hoje são aproximadamente 100 pacientes em acompanhamento, inscritos em 30 pesquisas nas áreas de câncer de mama, pulmão, cólon, próstata, esôfago e estômago, além de leucemias crônicas e linfomas, entre outras. Pelo menos 90% dos protocolos são multicêntricos, ou seja, realizados simultaneamente em centros de pesquisa de diversas partes do mundo.

Antes de iniciar qualquer pesquisa, o CEPHO-FMABC submete o protocolo ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Quando aceito, toda a documentação é encaminhada para análise e aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em Brasília. “Somente após parecer positivo da CONEP começamos a triagem dos pacientes que poderão participar da pesquisa. Esse procedimento é extremamente relevante, pois garante que os estudos são conduzidos com total seriedade”, detalha Dr. Daniel Cubero.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.