NOTÍCIA ANTERIOR
Grana derrota a máquina e é eleito prefeito de Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Haddad se reúne com Dilma e agradece apoio
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/10/2012 | Política
Haddad é eleito prefeito de São Paulo
Haddad é eleito prefeito de São Paulo Novo prefeito de São Paulo comemora resultado. Foto: Paulo Pinto/Divulgação
Novo prefeito de São Paulo comemora resultado. Foto: Paulo Pinto/Divulgação
Petista afirma que irá derrubar o muro entre ricos e pobres

Fernando Haddad (PT) é o novo prefeito de São Paulo. O petista foi eleito neste domingo (28/10) com 55,57% da preferência dos eleitores (3,3 milhões de votos) contra 44,43% (2,7 milhões de votos) de José Serra (PSDB). No primeiro turno, Serra obteve 30,75% dos votos válidos e Haddad, 29,98%.

Após a vitória, Haddad discursou e afirmou que irá acabar com o “muro” que divide ricos e pobres na cidade. “São Paulo é nossa, São Paulo é de todos nós. São Paulo é de todos os nascidos aqui, todos os que vieram pra cá, de todo o Brasil. São Paulo não é mais uma ilha política, tampouco uma cidade murada. Precisa firmar parcerias vigoras na esfera pública com o governo estadual e o governo federal”, afirmou o prefeito eleito.

Ministro da Educação até o início deste ano, Haddad nasceu na Capital de São Paulo e tem 49 anos. Formado em direito, Haddad começou sua trajetória política no movimento estudantil da USP (Universidade de São Paulo). No ministério da Educação, ajudou a implementar o ProUni (Programa Universidade para Todos) e a nova versão de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Entre as propostas apresentadas pelo petista durante a campanha estão a implantação de mil novos leitos hospitalares, a construção de três novos hospitais e a criação do bilhete único mensal para o transporte público.

O prefeito eleito terá a missão de administrar a maior e mais rica cidade do Brasil, com orçamento estimado para 2013 em aproximadamente R$ 42 bilhões. São Paulo tem PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 389,3 bilhões, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009 – o que representa 12,26% de toda a riqueza produzida no país.

Virada - O novo prefeito de São Paulo iniciou a corrida eleitoral na capital do Estado praticamente desconhecido do eleitorado paulistano. A coordenação de campanha conseguiu superar um início lento nas pesquisas, que colocavam Haddad em quarto lugar na disputa antes do início da propaganda eleitoral.

Já Serra despontava com quase 40% das sondagens no início da campanha. Aos 70 anos, o tucano já havia disputado nove eleições, tendo vencido duas para deputado, uma para senador, uma para governador e uma para prefeito. No entanto, Serra perdeu as últimas eleições que disputou para presidência da República (a primeira em 2002, para Luiz Inácio Lula da Silva, e a segunda para Dilma Rousseff, em 2010).

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.