NOTÍCIA ANTERIOR
30% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório no Enade, diz MEC
PRÓXIMA NOTÍCIA
UFABC quer ser a instituição mais inclusiva do País
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/10/2013 | Educação
Haddad assina reforma que endurece regras em escolas municipais de SP
Medidas acabam com aprovação automática e resgata advertência.

Alunos terão de fazer lição de casa, provas bimestrais e recuperação.


A partir de 2014, as escolas públicas municipais de São Paulo vão acabar com a aprovação automática e adotar medidas disciplinares como advertência, repreensão e suspensão do aluno. A medida faz parte da reforma na educação realizada pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Os detalhes foram confirmados nesta quinta-feira (10) após a realização de consulta popular na rede de escolas, pela internet e com participação de organizações da sociedade civil.

O ensino fundamental será organizado em três ciclos com três anos de duração cada: alfabetização, interdisciplinar e autoral. As avaliações serão bimestrais, com notas de zero a dez a partir do quarto ano. Os boletins serão enviados diretamente para as famílias e haverá lição de casa e a recuperação durante o período letivo.

A possibilidade de retenção nos ciclos se estenderá de dois para cinco momentos, com alertas ao aluno, ao professor e às famílias sobre os problemas. Os alunos poderão carregar dependência durante o ano, mas foi afastada a possibilidade de recuperação nas férias.

Após ouvir o Conselho de Escola, as famílias, e outros organismos de apoio e proteção às crianças e jovens, como o Conselho Tutelar, as escolas poderão propor às Diretorias Regionais de Educação a transferência do aluno para outras escolas.

Nesta quinta-feira (10) Haddad assinou três decretos: o que institui o programa de reorientação curricular e administrativa da rede municipal de ensino; o que estabelece diretrizes para os regimentos escolares; e o que descreve os cargos e funções na estrutura da escola.

Os decretos serão seguidos por portarias que regulamentam o programa, fixam diretrizes para a elaboração dos regimentos escolares, alinham a organização do ensino fundamental no regime de nove anos de duração e estabelecem a matriz de organização curricular para o ensino fundamental.

Por G1 - São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.