NOTÍCIA ANTERIOR
Novo pedágio na Anchieta pode pegar 164 mil veículos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Casa com crianças que estavam sozinhas pega fogo em Jundiaí, SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/09/2012 | Geral
Há 54 dias sem chuva, São Paulo tem a maior estiagem desde 1994
A cidade de São Paulo está há 54 dias sem ver chuva. É a maior sequência de dias secos desde 1994, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a quinta maior desde o início da contagem, em 1961. O recorde foi em 1985, quando os paulistanos ficaram 78 dias na secura. A previsão aponta chuva só na semana que vem.

As consequências dos dias secos, os paulistanos sentem na pele. A cidade tem tido registros sucessivos de baixa umidade do ar, o que gera irritação no nariz e na garganta e agrava problemas respiratórios. Ontem, a capital ficou em estado de atenção, com umidade do ar em 22%.

Em dias secos, as recomendações são beber água, umidificar os ambientes e evitar exercícios ao ar livre nos horários mais quentes.

Além de uma das maiores sequências de dias sem chuva, São Paulo teve um agosto atípico. Durante o mês, a cidade teve 0,3 mm de chuva. Bem abaixo da média para o período, de 39 mm.

Foi o segundo agosto mais seco desde 1943, quando teve início a contagem do Inmet. Perde apenas para 2007, quando não houve chuva alguma.

Com a baixa umidade, a Secretaria do Meio Ambiente proibiu a queima da palha da cana-de-açúcar em 75% dos municípios paulistas.

Previsão

Segundo o Inmet, a previsão é de que chova na semana que vem, com a chegada de uma frente fria.

Até lá, a boa notícia é que o incômodo do tempo seco deverá diminuir, pois haverá aumento da nebulosidade.

A previsão para hoje já aponta chuviscos isolados no leste do Estado, inclusive na capital. "Eles já ajudam a melhorar o ar, pois a sujeira e a poluição são deslocados", afirma o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider.

O inverno deve continuar quente. Ontem, São Paulo marcou 32°C. Em Ribeirão Preto, o calor chegou a 40°C e a umidade bateu os 15%.

Para hoje, a máxima prevista em São Paulo é de 27°C e no fim de semana o paulistano deve enfrentar forte calor.

Segundo Tatiane Martins, da Somar Meteorologia, até o fim do inverno, há grandes chances de as temperaturas superarem o calor do último domingo, que chegou a 33,3°C, a maior temperatura desta estação na capital.

Por Folha Online - São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.