NOTÍCIA ANTERIOR
Tite pede mais ousadia e chutes a gol no Corinthians
PRÓXIMA NOTÍCIA
Morre Lazinho, um dos fundadores do Azulão
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/11/2013 | Esportes
Guia: risco do Vasco é de 45%; Flu, de 44%. Cruzeiro tem 99,8% para o título
Rivais cariocas seguem disputa contra queda. Ponte e Criciúma empatam e têm um ponto precentual de diferença no risco para a Série B. Lusa e Coritiba 'correm por fora'

O funil da zona de rebaixamento está cada vez mais apertado. Com a vitória do Vasco e a derrota do Fluminense, os rivais cariocas ficaram tecnicamente empatados em riscos de queda para a Segunda Divisão - 45% a 44%, respectivamente. Em condições semelhantes, mas ainda piores, estão Criciúma (77%) e Ponte Preta (76%), que empataram neste domingo. Definitiva mesmo, agora matematicamente, é a queda do Náutico. Com apenas 17 pontos, o time de Recife é o primeiro rebaixado do Brasileiro de 2013.

Praticamente definido também está o título do Cruzeiro. Segundo cálculos do matemático Oswald de Souza, o time de Minas Gerais tem 99,8% de chances de ser campeão. No próximo fim de semana, se os cruzeirenses passarem pelo Grêmio, e o Atlético-PR empatar com o São Paulo, em Curitiba, já pode dar a volta olímpica. Aliás, gremistas e paranaenses dividem igualmente 0,2% de chance de título que não pertence ao Cruzeiro. Mas, ao menos, as possibilidades de alcançar a Libertadores estão cada vez mais próximas: 84% para o Furacão e 80% aos gremistas. Com a derrota para o Goiás, o Botafogo diminuiu as chances para 68%, enquanto os esmeraldinos chegaram a 50% de possibilidades matemáticas de se classificarem para a competição continental.

Na parte de baixo da tabela, a disputa está mais emocionante. Fora o Náutico, com a queda decretada, e Criciúma (33 pontos), Ponte Preta (34), Vasco e Fluminense (empatados com 36), na briga direta para não cair também está o Bahia, que tem 38 pontos e 30% de risco de deixar a primeira divisão. Dentro do "clube do risco", ainda estão Portuguesa, com 13% de possibilidade de cair, e Coritiba, com 10%. Corinthians e Santos têm apenas 2%, enquanto Flamengo (0,5%), Santos (0,4%) e São Paulo (0,1%) guardam risco quase desprezível de queda.

Na corrida contra a queda, o matemático Oswald de Souza calculou que um time com 47 pontos tem 1% de risco de cair. Quem fizer 43 pontos tem que se preocupar muito. O risco de cair é de 72%.

Por GLOBOESPORTE.COM - Rio de Janeiro - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.