NOTÍCIA ANTERIOR
Sabina inaugura seu ''pinguinário''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hospital Mário Covas oferece vacinação para pessoas com Down
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/04/2009 | Setecidades
Guardas humilham morador de rua em Ribeirão Pires

Do

Ribeirão Pires terá de responder por mais um caso de maus-tratos a moradores de rua. Dois guardas civis municipais agrediram um andarilho com deficiência mental, filmaram com a câmera de um telefone celular e distribuíram o vídeo entre outros integrantes da corporação.

O mendigo, que tem cerca de 27 anos, é conhecido de comerciantes, assistentes sociais e outros moradores de rua do Centro que o chamam de Wallace.

A ação começou quando Wallace pediu um copo de água ao guarda Emerson Torres Amante no posto da GCM (Guarda Civil Municipal), que fica em frente à rodoviária central da cidade.

Caçoando da debilidade mental do rapaz, o guarda pergunta: "você quer gás de pimenta, borrachada ou tiro?". Sem raciocínio, Wallace responde que queria gás de pimenta. O guarda continua o abuso perguntando se o mendigo pagaria com cheque ou dinheiro e o mendigo responde que pagaria com cheque.

Em seguida, o guarda indaga se o gás deveria ser natural ou carbônico e o rapaz responde "eu quero gás natural".

O guarda termina a cena de humilhação dizendo: "o cidadão vai ser atendido agora." Em seguida, Emerson descarrega a espuma de um extintor de incêndio contra o morador de rua às gargalhadas.

A força do jato empurra Wallace para trás e ele quase cai na calçada. Inocentemente o rapaz ainda insistiu em pedir água, motivo para mais risadas por parte dos guardas.

O outro guarda, que endossou a ação, ocupa um dos cargos mais altos dentro da corporação. Trata-se de Sandro Torres Amante, irmão e chefe de Emerson.

Sem graça - Nem mesmo a luz do dia e o grande movimento de pessoas no calçadão onde fica o posto da GCM intimidaram a dupla em agredir o mendigo e filmar a brincadeira de mau-gosto.

A ação ocorreu em outubro do ano passado, mas foi registrada na polícia há somente dois meses por um outro guarda que recebeu o vídeo e ficou revoltado com a atitude da dupla.

O mesmo guarda havia relatado o caso ao comandante da corporação anteriormente. "Foi feito vistas grossas do caso e então a denúncia foi levada à Promotoria, que também não avançou no caso", informou uma guarda que não quis ter a identidade revelada.

A polícia de Ribeirão Pires ainda não interrogou os guardas Sandro e Emerson.

Funcionários da Casa do Migrante, que presta assistência a moradores de rua em Ribeirão Pires, informaram que Wallace passou pelo local há cerca de um mês. Ontem ele não foi localizado nas ruas da cidade.

Por Isis Mastromano Correia - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.