NOTÍCIA ANTERIOR
Shakira cantará na cerimônia de encerramento da Copa
PRÓXIMA NOTÍCIA
O SONHO NÃO ACABOU... O maior tributo BEATLES do BRASIL - 26 de Julho em São Caetano do Sul
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/07/2014 | Cultura
Grupos articulam criação de Pontão de Cultura no ABCD
Grupos articulam criação de Pontão de Cultura no ABCD Representantes da cultura na Região se reúnem em São Bernardo. Foto: Fabiano Ibidi
Representantes da cultura na Região se reúnem em São Bernardo. Foto: Fabiano Ibidi
Iniciativa valoriza produtores culturais da Região

Fortalecimento e transformação social. Esses foram os principais objetivos discutidos na manhã deste sábado (05/07) por grupos empenhados em formar um Pontão de Cultura na Região. O objetivo da iniciativa é reconhecer e potencializar produtores culturais locais, desde o teatro, a dança, a música e o cinema, até o artesanato e a culinária.

Durante a reunião ocorrida na sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua, em São Bernardo, foi destacada a falta de conhecimento sobre atividades culturais desenvolvidas no ABCD pela população e pelos próprios produtores locais. “Temos que unir experiências e sabedoria para darmos suporte uns aos outros e, assim, conquistarmos nosso espaço. Estou em São Bernardo, mas devo conhecer o trabalho de Rio Grande da Serra”, explicou Neia Bueno, coordenadora do PMMR.

Com essa articulação estruturada nas sete cidades, os grupos podem ser beneficiados pela Política Nacional de Cultura Viva, aprovada na última terça-feira (01/07) pela Câmara dos Deputados, que prevê a transferência dos recursos financeiros, pelo Ministério da Cultura, diretamente às organizações responsáveis por suas ações.

“Somos marginalizados e a proposta é justamente inverter a lógica de que os processos são de cima para baixo, além de ampliarmos o conceito de cultura focado em belas artes. Há muito mais para ser valorizado e consumido”, apontou Neri Silvestre, do Grupo Cultura Viva Santo André e do Ponto de Cultura Circomunidade.

É preciso entender para lutar

Para basear as discussões serão realizados novos encontros de formação prática, com material de esclarecimentos sobre o Cultura Viva e a intitulação de pontos de cultura elaborados por Silvia Passarelli, professora na UFABC (Universidade Federal do ABC) e membro do Grupo Cultura Viva Santo André. “Temos que ter domínio do assunto para provocar reflexão, pesquisa e formação na área cultural e conquistarmos o que falta não apenas na nossa Região, mas no Brasil”, disse.

O grupo reunido neste sábado já programa um encontro em agosto com agentes de cultura de Cananeia, que formaram um ponto de cultura em 2005 devido à interação com os caiçaras. “Essa troca de experiências é fundamental para evoluirmos nosso trabalho aqui no ABCD”, completou Neri Silvestre.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.