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DATA DA PUBLICAÇÃO 16/06/2016 | Veículos
Grupo Volkswagen diz que lançará mais de 30 carros elétricos até 2025
Grupo Volkswagen diz que lançará mais de 30 carros elétricos até 2025 Volkswagen e-Golf Touch, que foi mostrado em janeiro (Foto: AP Photo/John Locher)
Volkswagen e-Golf Touch, que foi mostrado em janeiro (Foto: AP Photo/John Locher)
Grupo alemão divulga nova estratégia, após escândalo de emissões.

Empresa busca maior eficiência e novas formas de mobilidade.


O grupo Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (16) que lançará mais de 30 modelos de carros 100% elétricos nos próximos 10 anos, em uma tentativa de posicionar a montadora como líder dos transportes ecológicos depois do escândalo de automóveis a diesel com um software que manipulava as emissões.

A multinacional alemã, que inclui as marcas Porsche, Audi, Lamborghini, Bentley, Bugatti, Scania e MAN, informou que pretende vender "de dois milhões a três milhões" de unidades com a propulsão alternativa em 2025.

De acordo com a montadora, os modelos elétricos devem representar de 20% a 25% das vendas mundiais do grupo.

Entre eles está o Porsche Mission E, primeiro veículo totalmente elétrico da marca, que terá investimento de 1 bilhão de euros e será lançado até 2020.

Mudança de estratégia
"A Volkswagen sempre enriqueceu as vidades de milhões de pessoas por todo o mundo com suas marcas e produtos. Aspiramos continuar com esta história de sucesso e ter um papel de lideranças na construção da mobilidade para as futuras gerações também", afirmou o CEO, Matthias Müller.

"Isto vai exigir, depois do sério atraso resultante do caso diesel, aprendizado com os nossos erros, correção das nossas falhas e o estabelecimento de uma cultura corportaiva aberta, guiada por valores e com as raízes na integridade", completou.

A Volkswagen também está de olho nas novas formas de transporte, como robotáxis, compartilhamento e sob demanda. O grupo investiu no final de maio em uma empresa chamada Gett e acredita que este mercado vai gerar receita bilionária daqui a 10 anos.

Caso do diesel
A VW admitiu que instalou ilegalmente em 11 milhões de veículos a diesel um software que fazia com que as emissões de poluentes se ajustassem ao permitido, quando na realidade os motores contaminavam muito mais o ambiente.

A montadora já reservou 16,2 bilhões de euros para enfrentar as consequências do escândalo. Deste valor, sete bilhões estão destinados para custos judiciais.

Nesta quinta-feira, a justiça americana voltou a prorrogar, até 28 de junho, o prazo concedido à montadora alemã Volkswagen para comunicar propostas de indenização dos clientes americanos que compraram carros a diesel com motores que apresentavam resultados de emissões adulterados.

O tribunal de San Francisco responsável pelo processo informou que decidiu ampliar o prazo, que terminaria em 21 de junho, levando em consideração "a índole extremamente técnica da proposta de acordo e a complexidade dos procedimentos".

O prazo já havia sido prorrogado de abril para junho. A audiência de validação do acordo está programada para 26 de julho.

Um acordo de princípio alcançado em abril prevê que a Volkswagen (VW) ofereça aos donos dos 480 mil carros a diesel com as medições de emissões poluentes adulteradas a opção de comprar os seus veículos ou de reparação com "substanciais compensações".

Mesmo que o acordo com o tribunal de San Francisco seja aprovado, a VW continuará enfrentando nos Estados Unidos uma investigação penal e processos iniciados por clientes.

Por G1, em São Paulo
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