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DATA DA PUBLICAÇÃO 12/06/2009 | Economia
Grupo Pão de Açúcar estuda ampliação da rede na região
O Grande ABC também está nos planos de expansão do Grupo Pão de Açúcar. A rede varejista prevê investir R$ 755 milhões ainda neste ano e já considera a possibilidade de elevar o valor para até R$ 1,3 bilhão. Para a abertura de novas lojas estão reservados R$ 900 milhões, que devem ser captados junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

"A região tem grande importância para o grupo. Vale destacar que foi em Santo André que a empresa abriu o primeiro hipermercado do País, em 1971, com a marca Jumbo", ressaltou a companhia.

"Para 2009, dentro do programa definido para expansão, as cidades do Grande ABC estão no plano de estudos de viabilidade e, havendo oportunidade de implantação de novas lojas na região, serão implantadas, desde que agreguem diferenciais e atendam às necessidades dos consumidores."

O Ponto Frio, aquisição recente do Grupo Pão de Açúcar, ainda não faz parte dos planos. "Esses recursos não se destinam à operação do Ponto Frio. Só faremos investimentos quando houver rentabilidade mais elevada com possível aumento de retorno. Nossos objetivos, no curto e médio prazo, são manter a saúde financeira da Companhia, aproveitar o momento atual para buscar vendas e participação no mercado, manter o controle das despesas e promover investimentos em TI e logística e investir na expansão do formato Assai e lojas de conveniência."

Também não está prevista a revisão das redes de lojas, nem marcas ou posicionamento no mercado. "Não há movimento de reorganização. Em 2008, o Grupo Pão de Açúcar adotou um novo modelo de gestão com foco na maximização dos recursos existentes por meio da busca por eficiência operacional e aumento de produtividade. Nossa atuação esteve direcionada para o desenvolvimento e a implantação de uma série de iniciativas capazes de nos tornar mais eficientes e competitivos", informou.

Aparentemente a crise financeira e a retração do consumo no ano passado não chegaram aos caixas da companhia, que registraram crescimento de 18% no faturamento bruto, totalizando R$ 20,9 bilhões. "O Grupo Pão de Açúcar está enfrentando essa crise na contramão do mercado, com uma estrutura de capital muito forte. Na atual conjuntura, a nossa meta principal é manter a saúde financeira da Companhia acima de qualquer objetivo", justificou.

Por Bárbara Ladeia - Diário do Grande ABC
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