NOTÍCIA ANTERIOR
Aulas na Região voltam na segunda, apesar da gripe A
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC rejeita texto que obriga a pôr deficiente em escola comum
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/08/2009 | Educação
Gripe suína: alunos não evitam contato nas escolas da região
Depois das férias de meio de ano com duas semanas a mais, estudantes voltaram às aulas ontem. A motivação do prolongamento do recesso - a gripe suína - estava em todas as discussões, mas um cuidado básico foi esquecido: muitos alunos não conseguiram se conter e deram abraços e beijos nos colegas, ignorando a orientação de se evitar contato físico.

O descuido foi regra entre crianças e adolescentes, dos ensinos Fundamental, Médio e Superior. Segundo especialistas, tirar da rotina o hábito de cumprimentos como beijos e abraços como maneira de evitar o contágio do vírus influenza A (H1N1), que causa a gripe suína, não é tarefa fácil para a sociedade brasileira.

A professora de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) Sueli Damergian conta que os cumprimentos são demonstrações de afetividade antigas e se tornaram hábitos automáticos para todas as idades. Ela explica que o processo de mudança desse comportamento, nem que seja por um tempo curto, é algo problemático e difícil de se colocar em prática. "Os cumprimentos estão enraizados nas pessoas e essa mudança exige rejeição e mudança no comportamento de todos", diz Sueli.

Para a também psicóloga Vera Furia, as crianças estão longe do entendimento de que a gripe existe. "O mundo das crianças é o da brincadeira e está longe desse entendimento. Já os adolescentes têm dificuldade em entender as fragilidades de enfermidades e se arriscam sem nenhum temor de pegar a doença. Devemos considerar para todos a habitualidade que está enraizada na cultura brasileira", explica Vera.

Por Kelly Zucatelli e Vivian Costa - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.