NOTÍCIA ANTERIOR
Casos de dengue deste ano na região superam anterior
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo passa a contar com 44 novos agentes de trânsito
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/05/2014 | Setecidades
Greve para três empresas de ônibus na Região
Motoristas e cobradores tiveram desconto no salário porque permitiram que idosos viajassem sem pagar

Motoristas e cobradores das empresas Riacho Grande, Triângulo e imigrantes paralisaram o trabalho na madrugada desta quinta-feira (08/05) em protesto pelo desconto que sofreram em seus salários por permitir que idosos viajassem sem pagar a passagem. A viagem gratuita dos idosos é prevista Em lei.

A greve está sendo feita por aproximadamente 200 trabalhadores e cerca de 100 ônibus das linhas intermunicipais deixaram de circular nesta quinta. Com o movimento, 30 mil pessoas ficaram sem o transporte coletivo, principalmente que viaja para a Capital.

Os trabalhadores denunciam que as empresas proíbem o transporte de pessoas idosas e descontam dos seus salários as tarifas dos passageiros com mais de 65 anos.

“Na semana passada as empresas queriam a assinatura dos funcionários num termo no qual concordavam com o desconto no salário do valor da tarifa se o idoso girasse a catraca”, afirmou José de Souza, diretor do Sintetra (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do ABC).

Os passageiros com 65 anos ou mais têm direito à gratuidade na tarifa dos ônibus de acordo com o estatuto do idoso - Lei Federal nº 10.741 de 01/10/2003. Nos veículos da EMTU, o idoso precisa ter o cartão BOM, feito em diversos pontos de atendimento sem custo. Com este cartão o passageiro entra pela porta da frente e passa pela catraca para sentar nos bancos preferenciais ou nos vagos. “As empresas descontaram dos motoristas e cobradores o valor da tarifa referente a cada passageiro idoso que passou pela catraca com o cartão na semana passada. Os descontos chegaram a R$ 270. Queremos que o valor seja ressarcido e que os idosos usem seu direito à gratuidade”, exigiu Souza.

De acordo com o sindicalista, a paralisação será na garagem dos veículos e caso não haja acordo os trabalhadores entrarão em greve.

As companhias foram procuradas pelo ABCD MAIOR e não se pronunciaram.

A EMTU informou em nota que não recebeu nenhuma notificação sobre a paralisação das empresas. Porém, afirmou que já realizou fiscalização em algumas prestadoras de serviço na Região, como a Riacho Grande, que, por este motivo além de autuadas foram advertidas a adotar o procedimento correto. E que o não cumprimento da determinação implicará na adoção de novas penalidades.

(Com informações de Michelly Cyrillo)

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.