NOTÍCIA ANTERIOR
Fies terá ao menos 196 mil vagas para novos contratos, diz MEC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro ensinou ética na USP
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/03/2015 | Educação
Greve dos professores estaduais entra na segunda semana no ABCD
Docentes reivindicam melhores condições de trabalho e equiparação salarial com demais categorias com formação de nível superior

Professores da rede estadual de ensino entraram na segunda semana de paralisação no ABCD. A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) avalia que 59% dos 230 mil profissionais que atuam no Estado aderiram ao movimento desde a última sexta-feira (20/03), quando assembleia estadual decidiu pela continuidade do movimento.

A categoria reivindica, entre outros itens, melhores condições de trabalho, implantação integral da jornada do piso e aumento de 75,33% para equiparação salarial com as demais categorias com formação de nível superior.

Os comandos de greve da Região se reuniram nesta segunda-feira (23/03) para discutir as atividades realizadas ao longo desta semana, que incluem intensificação das visitas em escolas e realização de assembleias regionais na próxima quinta-feira (26/03). Na data, está prevista vigília em frente à Secretaria de Educação do Estado, na praça da República, para pedir a abertura das negociações com o governo estadual.

Crescimento - Rita de Cássia Cardoso, diretora executiva do sindicato, avalia que a participação tem crescido no ABCD desde o início da paralisação, na semana passada. “Mauá, São Bernardo e Diadema são as cidades onde a greve está mais forte, algo entre 40% e 50% de adesão. Diferentemente de outros anos, acho que o movimento está mais forte, a categoria mais disposta e a comunidade tem apoiado bastante”, argumentou. A última paralisação dos educadores da rede aconteceu em abril de 2013.

Nesta segunda-feira (23/03), a Secretaria de Educação do Estado anunciou o pagamento de R$ 1 bilhão em bônus para os servidores da Educação em 2015. O benefício está vinculado ao cumprimento de metas e não se estende para todos os profissionais.

“O bônus não resolve em hipótese alguma o problema da categoria porque as perdas salariais continuam. Para isso, a verba deveria ser incorporada ao salário, incidindo inclusive para os aposentados”, avaliou Paulo Neves, coordenador da Apeoesp de São Bernardo.

Em nota, a secretaria estadual contesta o número de adesão da Apeoesp, afirmando que a média de falta na semana passada ficou em 4%, índice considerado dentro da normalidade. A pasta informou ainda que quatro encontros foram realizados com o sindicato neste ano para discutir a carreira do magistério paulista.

Uma nova assembleia estadual acontecerá nesta sexta-feira (27/03), no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Capital.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.