NOTÍCIA ANTERIOR
Fiscalização multa 74,2% dos comércios de Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em dez anos, Grande ABC ganha 188 carros por dia
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/05/2015 | Setecidades
Gratuidade aumenta em 38% uso de passe escolar no ABCD
Gratuidade aumenta em 38% uso de passe escolar no ABCD Gratuidade elevou a procura pelo passe escolar neste ano, quando o benefício começou a valer nas sete cidades. Foto: Rodrigo Pinto
Gratuidade elevou a procura pelo passe escolar neste ano, quando o benefício começou a valer nas sete cidades. Foto: Rodrigo Pinto
Neste ano, 74 mil estudantes se cadastraram para utilizar o benefício, de acordo com as prefeituras

O número de estudantes que utilizam o passe escolar gratuito no ABCD aumentou 38,3%, até maio deste ano, comparado a 2014. Até o início deste mês, o benefício foi concedido a 74 mil pessoas, o que representa um aumento de 21,5 mil em um ano. Até 2014, os estudantes pagavam meia tarifa através de bilhete eletrônico.

O passe gratuito foi defendido pelo Consórcio Intermunicipal, entidade que reúne as sete cidades, e passou a valer no início deste ano. Ribeirão Pires é o município em que o aumento percentual foi mais expressivo. De 1.500 estudantes que possuíam o cartão escolar em 2014, os registros mais que triplicaram, passando para 4.548, conforme dados da Prefeitura.

Em seguida, está Santo André, que dobrou o número de estudantes cadastrados para o benefício. Atualmente, são mais de 20 mil utilizando o cartão escolar. Com aumento de 30% na adesão ao passe, São Bernardo é a cidade que concede o benefício a mais estudantes, na Região, mas também é a mais populosa. São 23,4 mil que obtiveram o Cartão Legal Estudante neste ano.

Em Mauá, a adesão aumentou de 14 mil para 17,3 mil. Em São Caetano, a mudança não foi tão expressiva, com 2.700 estudantes utilizando o passe escolar gratuito, frente a 2.500 em 2014. Rio Grande da Serra, por sua vez, teve um salto de 300 para 402 beneficiados.

O aumento no número de alunos inscritos está associado diretamente à gratuidade concedida, conforme o professor Humberto de Paiva Júnior, da UFABC (Universidade Federal do ABC), especialista em Mobilidade Urbana. Para ele, a medida pode diminuir o número de alunos que utilizam carro, tanto carona com os pais quanto veículo próprio, no caso de alguns estudantes de ensino superior.

Ao contrário das outras cidades, Diadema teve uma queda de adesão de 26% e está com 5,4 mil estudantes que não pagam tarifa. No município, a gratuidade é oferecida apenas a estudantes que atendem determinados critérios.

Intermunicipal demora e tem falhas
O passe escolar gratuito para ônibus intermunicipais, por meio do Cartão BOM, foi liberado em 27 de março. Desde então, 5,4 mil estudantes obtiveram o benefício no ABCD, conforme a EMTU. Mas há demora e falhas na concessão da gratuidade.

O estudante de ciências contábeis Rodrigo dos Santos da Silva, 20 anos, tenta adquirir o benefício desde a liberação e ainda não conseguiu. No posto de atendimento do Cartão BOM em São Bernardo recebeu a informação de que ao zerar os créditos a gratuidade seria automática, o que não ocorreu. “Só consigo usar meia tarifa.”

O estudante de jornalismo Vinícius Marques de Almeida, 20 anos, obteve o benefício após um mês de tentativa, mas nesta quinta-feira (07/05) teve de pagar a passagem. “Embarquei no ônibus e quando passei o cartão, indicou ‘saldo zero’”, disse.

A EMTU informou em nota que, após pedida a revalidação, o prazo é de sete dias úteis para quem já tem o cartão.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.