NOTÍCIA ANTERIOR
Peritos do INSS farão horas extras em varredura no auxílio-doença
PRÓXIMA NOTÍCIA
Negociações com bancários continua nesta quarta
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/09/2016 | Economia
Grandes redes fazem contagem regressiva para Black Friday
Grandes redes fazem contagem regressiva para Black Friday  A Black Friday no ano passado movimentou um volume de vendas de R$ 1,6 bilhões. Foto: Andrea Iseki
A Black Friday no ano passado movimentou um volume de vendas de R$ 1,6 bilhões. Foto: Andrea Iseki
Faltam 57 dias para o grande dia de promoções, mas o engajamento acontece ainda apenas na internet

Os sites das grandes redes varejistas realizam contagem regressiva para o grande dia de descontos: a Black Friday, que neste ano ocorre em 25 de novembro. A 57 dias da data, as marcas explicam como as promoções serão realizadas, como o consumidor pode se beneficiar ou ficar sabendo das liquidações antecipadamente. Todo esse planejamento corresponde às expectativas do público consumidor, uma vez que 74% das pessoas se dizem engajadas a realizar compras nesta data, de acordo com pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers.

No site das Lojas Americanas, da Magazine Luiza e no Walmart, por exemplo, é indicado aos consumidores baixar o aplicativo para celular ou cadastrar um endereço eletrônico para acompanhar os itens que baixaram o preço, além de receber antecipadamente as principais promoções ou obter descontos exclusivos. Já no site do Ponto Frio é elencada uma série de dicas que antecedem à data, como fazer uma lista dos produtos desejados, acompanhar preços e, durante o dia dos descontos que podem chegar até 80%, os consumidores podem conferir as melhores oportunidades e garantir rapidamente a compra.

Nas ruas, por outro lado, os lojistas ainda engatam a comunicação visual e as promoções voltadas ao Dia das Crianças. “Os pequenos comerciantes pegam carona com as grandes redes para atrair consumidores durante a Black Friday, que é uma data importante para alavancar as vendas, mas ainda não é a preocupação principal para os lojistas de rua”, disse o vice-presidente Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), Valter Moura Júnior.

OTIMISMO

De acordo com a pesquisa, os varejistas demonstram otimismo com o desempenho das vendas neste ano, uma vez que houve crescimento em todas as datas comemorativas: Dia das Mães (8%), Dia dos Namorados (16%) e Dia dos Pais (12%). Segundo o levantamento, que ouviu cerca de 800 pessoas, mais da metade dos entrevistados afirmaram que irão aguardar as promoções da Black Friday para realizar alguma compra prevista. Entre as principais categorias estão áudio/vídeo, onde 66% das pessoas aguardam melhores preços, seguida por informática (58%), smartphones (57%), televisores (55%) e eletrodomésticos (54%).

O evento originado nos Estados Unidos já acontece há cinco anos no Brasil e, na sua primeira edição em 2011, movimentou um volume de vendas de R$100 milhões. No ano passado, esse volume chegou a R$1,6 bilhão. A pesquisa, no entanto, não estima os resultados para esta próxima edição.

CUIDADOS

O Procon-SP alerta sobre a pesquisa prévia dos preços para evitar o risco de “cair na armadilha de falsas promoções que não são tão vantajosas como o anunciado”. A unidade da entidade de São Caetano orienta, ainda, sobre a importância de verificar a credibilidade dos sites antes de efetuar a compra online para evitar atrasos na entrega ou envio de produtos danificados.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.