NOTÍCIA ANTERIOR
Secretário de Alckmin dá prazo ao Corinthians, mas diz que SP não perde abertura
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corinthians conta com aliados influentes para aprovar estádio em tempo recorde
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/01/2011 | Esportes
Grandes de São Paulo sofrem com período curto de treinos antes do Paulista
Os grandes times de São Paulo vão ter pouco tempo de trabalho antes de começar a jogar em 2011. Serão menos de duas semanas de preparação até o início do Campeonato Paulista, primeira competição oficial deste ano.

O Palmeiras vai treinar apenas 11 dias antes de enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto, no Pacaembu.

"E, na semana que vem, já temos que baixar o ritmo, pois o campeonato começa no sábado", disse Anselmo Sbragia, preparador físico do Palmeiras. "Temos que antecipar etapas para deixar o time em condições. Isso aumenta o risco de lesões."

São Paulo e Santos se reapresentaram 12 dias antes de suas respectivas estreias. O Corinthians, 13 dias.

Nos outros Estaduais, os clubes terão mais tempo. No Rio, a preparação dos quatro clubes grandes terá, em média, 16 dias. Já o Campeonato Mineiro só começa duas semanas depois do Paulista. E os clubes já estão treinando.

Em outros países, a situação é ainda mais confortável. Na Argentina, por exemplo, as equipes já treinam, mas só entrarão em campo em 13 de fevereiro, os times terão seis semanas de pré-temporada.

Devido ao tempo escasso, o São Paulo tomará decisões extremas. No domingo, o elenco treinará em três períodos: às 7h, às 10h30 e às 16h.

"Todo mundo fala em pré-temporada, mas isso não existe no calendário brasileiro", disse o preparador físico do clube tricolor, Riva Carli.

O são-paulino defende a escalação, nos primeiros jogos de 2011, de uma equipe que mescle titulares e reservas. "A pré-temporada vai continuar até 30 de janeiro."

No Corinthians, o técnico Tite praticamente abriu mão do trabalho físico. O time se reapresentou na segunda-feira, menos Ronaldo, que voltou no dia seguinte.

Na terça, os jogadores já fizeram atividades com bola. "Eu ponho a parte tática e técnica acima da preparação física. Posso ser criticado, mas é assim que eu penso, é assim que eu trabalho", afirmou o treinador corintiano.

Parte da pressa do clube está no calendário, ainda mais apertado do que o dos adversários devido à primeira fase da Libertadores.

Em meio às primeiras rodadas do Paulista, o Corinthians enfrenta o Tolima, nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. O time precisa eliminar o clube colombiano para avançar à fase de grupos.

Com o mata-mata, a equipe jogará quatro vezes em oito dias. Se avançar à etapa de grupos da Libertadores, disputará 11 partidas em 35 dias.

Ontem, Tite dirigiu um minicoletivo. "É um absurdo, uma loucura, mas temos que trabalhar assim", disse o preparador físico corintiano, Eduardo da Silva.

Por Lucas Reis, Martín Fernandez e Rafael Reis - Folha Online, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.