NOTÍCIA ANTERIOR
Legalizar não é melhor saída contra dependência química, aponta SBPC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Multivacinação busca crianças para imunizar contra paralisia infantil
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/07/2013 | Saúde e Ciência
Grande ABC tem 18 internações por pneumonia por dia
Grande ABC tem 18 internações por pneumonia por dia Foto: Tiago Silva/DGABC
Foto: Tiago Silva/DGABC
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o Grande ABC registrou 18 internações por pneumonia diariamente em toda rede do SUS (Sistema Único de Saúde) no ano passado. De janeiro a dezembro de 2012, 6.676 pessoas foram hospitalizadas pela doença, número ligeiramente menor que o registrado em 2011, quando o total de internações foi de 6.836.

Em todo o Estado, 129.043 pessoas foram hospitalizadas vítimas de pneumonia em 2012, o que representa 353 intervenções diárias. Embora balanços anteriores apontem queda de 7% no número total de casos nos últimos três anos, especialistas apontam que os índices ainda são altos, já que a doença pode ser prevenida.

“Há fatores que evitam o aparecimento da pneumonia, como largar o fumo, tomar vacina, cuidar de gripes e ter uma vida saudável”, explica o infectologista e supervisor do pronto-socorro do Hospital Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira. “O alto número de internações é justificado também porque a população envelhece e tem doenças associadas.”

A pneumonia é caracterizada pela inflamação dos pulmões e pode ser causada por vírus, fungos e até reações alérgicas, mas o mais comum é a contaminação por bactérias. Pessoas de grupos de risco devem tomar a vacina contra gripe, já que um quadro malcuidado pode evoluir à pneumonia. “Maiores de 60 e menores de 5 anos, pacientes com Aids e doentes crônicos correm mais riscos.”

A vacina para combater a pneumonia é a pneumocócica 10-valente, que desde 2010 está disponível gratuitamente nos postos de Saúde para crianças de 2 meses a 1 ano e 11 meses. Diabéticos e pessoas com imunidade baixa podem tomá-la nos Cries (Centros Imunobiológicos Especiais e suas Indicações). Na região, o serviço está disponível no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

Os sintomas da doença são febre alta, tosse, espirros, dor no tórax, mal-estar generalizado, dificuldade para respirar, entre outras. Dependendo do quadro do paciente, há necessidade de internação.

Por Thaís Moraes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.