NOTÍCIA ANTERIOR
Governadores oferecem ''Fogo Zero'' e ''Bolsa Floresta''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Transporte público é restabelecido na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/11/2009 | Geral
Grande ABC sofre com apagão parcial no Brasil
Um apagão atingiu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. A queda de energia elétrica foi constatada por volta das 22h15. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que uma pane em uma das linhas da Usina de Itaipu ocasionou o blecaute. De acordo com Lobão, questões meteorológicas foram as responsáveis pelo problema. No Grande ABC, os transtornos também foram diversos.

Em Santo André, o trânsito ficou bastante complicado assim que aconteceu o blecaute. Segundo a reportagem da rádio CBN, o tráfego em algumas das principais vias da cidade ficou intenso e o sistema de trólebus foi interrompido.

São Paulo também foi bastante afetada pelo apagão. Várias partes da Região Metropolitana sofreram com o blecaute. Alguns pontos, inclusive, chegaram a ter o restabelecimento de energia, mas bastante oscilante e que em poucos minutos caiu novamente.

De acordo com a Rádio Bandeirantes, o aeroporto de Congonhas trabalhava em menor capacidade, porém era possível ver pouso de aviões até as 23h. A reportagem também identificou pontos de arrastão no Centro de São Paulo, principalmente na região do Vale do Anhangabaú.

Rio de Janeiro e São Paulo ficaram incomunicáveis por volta das 23h10, já que algumas operadoras de telefonia celular não trabalhavam em pleno funcionamento.

Uma das primeiras informações foi dada pela Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig). A empresa informou no meio da noite de ontem que alimentadores em cidades do interior de Minas Gerais deixaram de fornecer energia elétrica por volta das 17h, devido a fortes chuvas que caíram na região durante a tarde.

Apagão em 1999 – Há dez anos, um apagão similar atingiu dez estados nacionais. Em março de 1999, um blecaute se iniciou por volta das 22h15 e afetou aproximadamente 50 milhões de pessoas. À época, as autoridades anunciaram que um problema na subestação da CESP (Companhia Elétrica de São Paulo) localizada na cidade de Bauru.

A queda de energia elétrica foi constada na ocasião nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, no Distrito Federal, no Acre e até parte do Paraguai. O reabastecimento de energia só foi retomado por volta das 4h do dia seguinte ao blecaute.

A versão oficial do ocorrido indicou que um raio atingiu a subestação de Bauru, mas um estudo meteorológico mostrou que não houve registro de tempestade no local e no dia do apagão. Por conta do apagão, o governo federal lançou uma campanha institucional pedindo que a população brasileira economizasse energia.

O blecaute movimentou também o denominado “escândalo do apagão”, que gerou um imenso debate sobre a capacidade de produção de energia elétrica no Brasil. A crise colocou em xeque o planejamento nem investimento em geração e distribuição de energia.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.