NOTÍCIA ANTERIOR
Farmácia Popular central, em Santo André, é reinaugurada
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Vou concluir o curso em outra universidade'', disse Geisy Arruda
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2009 | Setecidades
Grande ABC receberá Campanha Alerta D contra diabetes
Durante a 2ª edição do evento serão realizados gratuitamente exames de pressão arterial e avaliações de tiróide, catarata e câncer bucal.

Pelo segundo ano consecutivo, a ADIABC (Associação de Diabetes do ABC) promove neste sábado (14), das 9h às 17h, no Sesi Santo André (Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100 - Santa Terezinha), a II Campanha Alerta D. O evento tem como objetivo informar a população sobre as causas, sintomas, complicações e tratamentos existentes para o diabetes, doença que atinge cerca de 12% da população.

Segundo dados da IDF (International Diabetes Federation), anualmente quase quatro milhões de pessoas morrem no mundo por complicações causadas pelo diabetes. Cerca de 500 milhões de crianças com menos de 15 anos têm diabetes tipo 1. A cada ano, 70 mil crianças desenvolvem o diabetes tipo 1. No ABC, estima-se que haja cerca de 300 mil diabéticos. Metade das pessoas ignora o fato de serem portadoras de diabetes. A detecção no início da doença e o tratamento adequado podem garantir ao paciente uma qualidade de vida satisfatória.

Durante a Campanha Alerta D serão realizadas duas etapas diferentes de atendimento. Na primeira fase serão feitos exames de pressão arterial, medição de peso, altura e circunferência abdominal para verificação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e avaliações de tiróide, catarata e câncer bucal. Haverá trabalho de fisioterapia, orientações sobre cuidados com a pele e exames de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e ultra-sonografia de Calcâneo. Todos esses exames são gratuitos durante a Campanha Alerta D e muitos são realizados apenas pela rede particular.

Na segunda fase de atendimento, o exame de glicemia capilar identificará se a pessoa é ou não portadora de diabetes. Caso o resultado detectar a doença ou a propensão ao diabetes, o paciente será encaminhado para um ambiente onde serão prestados serviços por profissionais especializados em diversas áreas como odontologia, nutrição, oftalmologia, psicologia, enfermagem e podologia.

Outros serviços, como orientação sobre alcoolismo e apoio à família do alcoólico e instruções para o auto-exame de mama estarão à disposição da população.

O evento é coordenado pelos endocrinologistas e fundadores da ADIABC Márcio Krakauer e João Sérgio de Almeida Neto e conta com a participação de médicos voluntários e profissionais especializados como dentistas, psicólogos, nutricionistas, culinaristas, advogados, podólogos, enfermeiras, fisioterapeutas e professores de educação física.

A II Campanha Alerta D conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santo André e do Lions Club Campestre e reúne entidades como o Viva Melhor (Mulheres Mastectomizadas), Fefisa, Alcoólicos Anônimos, SESI e APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas).

Com sede em Santo André, a ADIABC realiza periodicamente palestras, reuniões semanais, aulas de yoga, culinária, caminhadas e educação física. Todas as atividades são desenvolvidas com o apoio de cerca de 230 voluntários entre médicos e profissionais especializados.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.