NOTÍCIA ANTERIOR
Animais perdidos em enchentes ganham proteção preventiva
PRÓXIMA NOTÍCIA
Área 5 da EMTU sofre novo adiamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/11/2014 | Setecidades
Grande ABC irá ganhar dois reservatórios de água
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem investimentos de R$ 169 milhões da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a construção de 29 reservatórios, que ampliarão a capacidade de armazenamento de água em 10% na região metropolitana de São Paulo. Destes, dois serão no Grande ABC, sendo um em Ribeirão Pires e um em São Bernardo. Também entra na conta do governo estadual um reservatório já entregue no Jardim Inamar, em Diadema, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água potável, e outro em operação na Vila São Pedro, em São Bernardo, que reserva 3 milhões de litros.

De acordo com a Sabesp, em Ribeirão Pires, o reservatório ficará na região de Ouro Fino Paulista e terá capacidade para armazenar 5 milhões de litros. Já em São Bernardo, a estrutura está sendo construída no bairro Alvarenga e armazenará 10 milhões de litros.

O segundo anúncio feito por Alckmin na manhã de ontem, durante visita às obras do Sistema Guarapiranga, foi a construção de duas estações de produção de água de reúso. Elas vão gerar 3.000 litros de água por segundo. Segundo a Sabesp, esse volume será devolvido à Represa Guarapiranga e ao Rio Cotia com economia e qualidade, aumentando a oferta de água nos mananciais. Em seguida, a água de reúso será novamente tratada e transformada em água potável. Essas obras devem ser entregues em dezembro de 2015.

GUARAPIRANGA

Por fim, o governador detalhou o aumento da produção de água no Guarapiranga, que fornecerá neste mês mais 1.000 litros por segundo, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes por um mês.

Atualmente, a produção do Sistema Guarapiranga é de 14 mil litros por segundo. O sistema passará a tratar mais água e, para isso, será utilizada a tecnologia de membranas de ultrafiltração, adotada em países como Portugal, Espanha, Israel e Austrália. As vantagens do modelo são a produção de água com mais rapidez (o tratamento, que levaria pelo menos duas horas, ocorre em 20 a 30 minutos), funcionamento automatizado e menos produtos químicos. O sistema também ocupa espaço físico menor, o que é essencial para a área onde está a estação de tratamento.

Estado limita vazão da Billings para a Usina Henry Borden

Outra medida adotada pelo governo estadual há cerca de um mês e anunciada durante a visita de ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi a limitação da vazão da Represa Billings para a produção de energia na Usina Hidrelétrica Henry Borden em 6 m³/s.

Localizada em Cubatão, a Henry Borden retira água do reservatório que abastece parte da região para produzir energia elétrica para fornecimento na Baixada Santista. Com a limitação da Billings, a represa terá mais água, que será bombeada para a Represa Guarapiranga como parte das ações anunciadas para ampliar a produção de água no reservatório.

Alckmin diz que a medida não afeta a produção de energia para a Baixada e deixou claro que a prioridade é o consumo humano. “Conseguimos isso há um mês. Desta forma, a Billings não cai e passa água para a Guarapiranga. Henry Borden continua, mas na realidade há que se priorizar o abastecimento da Região Metropolitana. Quem é responsável por gerar energia na Baixada é a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). Acertamos com o Operador Nacional do Sistema e a ANA (Agência Nacional de Águas) também participou”, garantiu Alckmin.

A Billings estava ontem com 67,9% da capacidade, segundo a Sabesp. (das Agências)

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.