NOTÍCIA ANTERIOR
Charlie Brown Jr. leva 30 mil ao delírio em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cegonha faz a festa na Globo
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/11/2007 | Cultura
Grande ABC celebra Consciência Negra
Shows, palestras, exposições e mostras de cinema marcam as celebrações do mês da Consciência Negra no Grande ABC. Plural, atraente e gratuita, a série de atividades culturais deve agradar a diversos tipos de público.

Em Mauá, o destaque da programação fica por conta do show gratuito da cantora paulistana Negra Li. A apresentação ocorre no próximo dia 17, às 18h, na Praça XXII de Novembro.

A intérprete divulga seu CD de estréia, Negra Livre. O disco traz o primeiro sucesso da artista, o hit Você Vai Ficar na Minha, e conta com a participação do cantor Caetano Veloso na música Meus Telefonemas.

Negra Li é reconhecida pelo grande público como uma das integrantes do quarteto vocal feminino Antônia. O grupo protagonizou um longa-metragem, dirigido por Tata Amaral, e uma série de TV que a Rede Globo exibiu até o mês passado.

São Bernardo
Não faltam atividades gratuitas em São Bernardo que pretendem informar sobre as características culturais e as dificuldades enfrentadas pela população negra.

No dia 14, às 20h, no Teatro Cacilda Becker, será realizado o debate Uma Outra Forma de Convivência é Possível.

Na ocasião, serão discutidas questões como o poder libertário do hip hop e os riscos da apropriação das produções artísticas da periferia pela indústria cultural. Para debater sobre esses temas foram convidados o ativista Nino Brown, fundador da Casa do Hip Hop de Diadema, e o MC Gaspar, do grupo Z’África Brasil.

No dia 20 – data em que se comemora a Consciência Negra em todo o País –, São Bernardo oferecerá muita música e dança. Às 20h, também no Teatro Cacilda Becker, o grupo do Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade apresentará o show Os Erês Cantam Zumbi.

Durante o espetáculo, com entrada franca, o público poderá conferir temas musicais africanos e números de dança.

Santo AndréNeste mês, a programação do Projeto Cineclube, em Santo André, será dedicada aos filmes de diretores africanos e brasileiros. No próximo dia 10, a partir das 19h, será exibido no Auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal, o documentário O Rosário dos Arturos, do diretor brasileiro Rogério Terra Júnior.

O filme aborda o cotidiano de negros que manifestam sua identidade cultural e preservam as tradições religiosas de seus antepassados. Todos os filmes da programação, que termina no dia 24, terão exibição gratuita.

Destaques

Mauá
Dia 12

Exposição Raízes Culturais: Conhecer para Respeitar –Painéis produzidos por alunos e professores da rede municipal de Educação, faculdades e entidades participantes do curso Africanidades. Na Biblioteca Cecília Meirelles (tel.: 4547-1483). Até o dia 30. Entrada franca.

Dia 23
Exposição Mulheres Africanas – Fotografias de Celso Bayo, que buscam retratar as raízes, os costumes e a história do continente africano. No Teatro Municipal de Mauá (tel.: 4555-0086). Até 7 de dezembro. Grátis.

Santo André
Dia 20

Missa Afro na Igreja do Carmo – Às 19h, na Igreja do Carmo – pça. Nossa Senhora do Carmo, s/nº.

São Caetano
Dias 11, 18 e 25
A Dança e as Tradições:
Uma Maneira de Manter a Identidade Cultural dos Negros Brasileiros. Exposição que reúne imagens de manifestações artísticas da cultura afro-brasileira como a congada e a catira. No Espaço Verde Chico Mendes. Tel.: 4232-5165.

Diadema
Dias 10 e 11
Festival Semana Zulu 2007 –
Competições de MCs, palestras de Nino Brown, grafite e shows comemorativos ao Dia do Hip Hop (12) e ao Dia Nacional da Consciência Negra (20). A partir das 9h e até as 17h, na Fundação Florestan Fernandes (tel.: 4053-2600).

São Bernardo
Dia 10
Sarau de Poesia da Periferia –
Com as participações do rapper Walter Limonada e do escritor Alessandro Buzo, entre outros. Às 20h, no Teatro Cacilda Becker. Tel.: 4348-1081. Entrada franca.

Dia 17
Palestra do pesquisador e diretor de cinema Jéferson De sobre a presença do negro no cinema brasileiro e o mito da democracia racial no Brasil. Às 20h, no Teatro Cacilda Becker. Entrada franca.

Por Dojival Filho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6771 dias no ar.