NOTÍCIA ANTERIOR
Emirados Árabes: Dubai vira paraíso de arquitetos e endinheirados
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rio de Janeiro é escolhido o melhor destino gay do mundo
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/11/2009 | Turismo
Gramado e Canela são convite para fugir do calor e voltar à infância no RS
As casas parecem de boneca. Um gramado verde emoldura a construção singela em estilo bávaro. Os muros não existem. Quando muito, há uma cerquinha de meio metro ou alguns arbustos de hortênsias que sinalizam o limite entre a calçada e os jardins.

A descrição acima é de uma ruazinha idílica de Canela, na Serra Gaúcha, que, ao lado da vizinha Gramado, é um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil.

As duas cidades, no entanto, são uma boa opção no verão, principalmente para aqueles que desejam fugir das altas temperaturas que lotam as praias de norte a sul do Brasil.

Visitar a Serra Gaúcha nesse período é uma oportunidade para curtir o ar fresco da montanha em um cenário que recria o charme europeu em terras brasileiras. Os termômetros oscilam entre 23ºC e 26ºC, de dia, e entre 6ºC e 10ºC, à noite.

A primeira impressão ao percorrer ruazinhas tão organizadas e limpas, tanto de Gramado quanto de Canela, com suas casinhas cheias de floreiras e de detalhes em madeira recortada, é a de que se materializou um daqueles desenhos que se faz quando criança.

A saudade da meninice continua pelo Mini Mundo, um parque de lazer em forma de minicidade, em Gramado, onde quase tudo é reproduzido numa escala 24 vezes menor. Adultos e crianças podem se divertir ainda no Mundo a Vapor, localizado na estrada RS-235, a 2 km do centro de Canela. A atração conta com 20 miniaturas de estabelecimentos industriais do início do século 20, como uma serraria e uma usina eólica.

Com um pouco de sorte, de repente, bem no meio de um passeio pela florida avenida Borges de Medeiros, em Gramado, um nevoeiro pode baixar. É como circular em meio ao fog londrino, com arquitetura alemã ao fundo, entre uma loja de artigos de couro e outra de chocolate.

À noite, a mesma avenida, cuidadosamente iluminada para não se perder a sensação de conto de fadas, é uma boa opção para um jantar, tanto em um dos aconchegantes restaurantes de foundues e raclettes como nos de culinária alemã ou italiana.

Garçons, maîtres e sommeliers atenciosíssimos são a prova de que muito do sucesso turístico da região se deve à simpatia com que os locais recebem os visitantes.

O programa noturno se completa ao retornar a uma das charmosa pousadas ou a um dos luxuosos hotéis da região. A pedida é encerrar o dia tomando um delicioso chocolate quente repousado à frente da lareira.

Promoção de verão

Na baixa temporada, a hospedagem nos dois destinos da Serra Gaúcha tem seu valor reduzido em 30% a 40%. Os passeios ecoturísticos são outro ótimo motivo pra visitar a região nos meses de setembro, outubro e novembro.

Como os termômetros começam a subir, as atrações em meio a natureza passam a ficar mais convidativas. Manhãs de límpido céu azul são ideais para ir ao parque do Caracol e poder apreciar a água cair pelos 131 m do paredão de pedra incrustado em uma imensidão verde de mata nativa.

A visão da cachoeira vale o friozinho no estômago de subir pelo teleférico ou a dor nas pernas para vencer os 927 degraus da trilha até a base da cascata.

Para terminar o dia, deixe o ar fresco do belvedere do vale do Quilombo, na estrada que liga Gramado a Canela, refrescar o corpo cansado, enquanto o olhar também descansa no verde que vai virando azul que vai virando branco que vai virando paz.

Como chegar
Gramado fica a 115 km de Porto Alegre. Uma sugestão é seguir pela BR-101 até o acesso a RS- 020. Siga até Taquara e pegue a RS-115 até Gramado

Para quem
Não dispensa uma incursão pela boa gastronomia ou para amantes de esporte de aventura. Em dezembro, começam as apresentações natalinas

Quando ir
No inverno, para quem curte lareira, vinho e foundue; no resto do ano, para caminhadas, banhos em cachoeiras e rios

A repórter-fotográfica Maria do Carmo viajou a Gramado a convite da OceanAir.

Por Maria do Carmp - Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6188 dias no ar.