NOTÍCIA ANTERIOR
Prostituta russa é presa por espancar idoso até a morte na Inglaterra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suspeito do sequestro de menina galesa é acusado de homicídio
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/10/2012 | Internacional
Governo vai entregar 2 helicópteros à Bolívia para combate ao narcotráfico
Os países também fizeram acordos para realizar os primeiros voos de um VANT

O ministro da Defesa Celso Amorim entregará à Bolívia nesta quarta-feira (3) os dois primeiros helicópteros H-1H, de um total de quatro, doados para ajudar no combate ao narcotráfico e aos crimes na fronteira entre os dois países, informou na terça-feira (2) uma fonte oficial.

Amorim visitará o aeroporto militar da cidade boliviana de Santa Cruz para entregar, ao meio-dia, as aeronaves em um ato com a presença do presidente boliviano, Evo Morales, informou a embaixada do Brasil em La Paz por meio de um comunicado.

Morales pediu os helicópteros, em dezembro de 2008, ao então presidente Lula, uma medida que foi aprovada pelo Congresso em junho deste ano e ratificada pela presidente Dilma Rousseff.

Brasil é o 3º paraíso da América Latina para as crianças. Saiba quem está na frente

A entrega de helicópteros "evidencia o compromisso dos dois países em estreitar os laços de cooperação na área da defesa, com especial atenção para a vigilância do espaço aéreo e para o combate aos crimes nas fronteiras e ao narcotráfico", afirmou a missão brasileira em La Paz.

O chanceler analisará com seu colega boliviano, Ruben Saavedra, "a abertura de novas áreas de cooperação bilateral em defesa" e fará anúncios sobre a "revitalização de veículos blindados bolivianos e o treino de pilotos de helicópteros", acrescentou.

Os governos de ambos os países também fizeram acordos para realizar os primeiros voos de um Veículo Aéreo não-tripulado (VANT) do Brasil para a vigilância das fronteiras diante das ações criminosas, uma operação ainda sem data de início.

No último mês de julho as forças aéreas dos dois países realizaram operações conjuntas na fronteira também com a finalidade de coordenar ações contra os crimes na região.

Uma das principais preocupações do Brasil é que 60% da cocaína vendida no mercado interno tem sua origem na Bolívia, cujo governo garante, por sua parte, que um percentual similar da droga que circula em território boliviano vem do Peru.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Por R7 - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.