NOTÍCIA ANTERIOR
Quatro empresas ganham licitação para alugar carros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Menina vai ao cabeleireiro e é encontrada morta em Mauá [Vídeo]
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2013 | Cidade
Governo terá dificuldade para aprovar criação da MauáTrans
Governo terá dificuldade para aprovar criação da MauáTrans Foto: Montagem/DGABC
Foto: Montagem/DGABC
O governo enfrentará dificuldade para aprovar a criação da MauáTrans na Câmara. O projeto de lei ainda não chegou ao Legislativo, mas os vereadores reclamam que a administração não presta contas sobre as mudanças no sistema municipal de transporte.

O prefeito Donisete Braga (PT) conseguiu decisão judicial que autoriza o poder Executivo a controlar a gestão dos ônibus. Diante disso, o Paço contratou emergencialmente a Suzantur para operar no Lote 1, pertencente à Viação Cidade de Mauá. A concessionária conseguiu liminar na Justiça e voltou a trabalhar no município e a Suzantur interrompeu a prestação de serviço. Tudo isso foi feito sem avisar a Câmara.

Professor Betinho (PSDC) criticou as mudanças. “Eles colocaram umas caixas de fósforo laranja (referindo-se aos ônibus da Suzantur) pela cidade e os carros agora sumiram. Se fosse para desaparecer com esses coletivos, que trouxessem algo melhor.”

O vereador Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB) sugeriu a criação de uma comissão especial de acompanhamento para conseguir ter acesso às informações sobre o transporte. “Vou articular para que a Casa tome uma providência. Como vamos votar um projeto que deveria estar sendo discutido com a gente?”, questionou.

O parlamentar Chiquinho do Zaíra (PTdoB) ressaltou que até o momento o Executivo não explicou qual será a função da MauáTrans. “Ouvi um comentário por aí que é uma autarquia para gerenciar o sistema de transporte. Vai ser complicado votar o projeto desse jeito. Sem saber de nada”, admitiu.

Betão sustentou que a criação da empresa pública é algo complexo. “A matéria vai precisar de alta análise. Eles vão mandar querendo que a gente vote logo e vai ser mais um furo n’água”, disse o vereador referindo-se ao plano de saneamento, texto que continua travado no Legislativo.

O secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), ponderou a rusga com os parlamentares. “Primeiro precisamos apresentar o projeto na Câmara. Não terminamos de formular o texto e assim que isso for feito, o governo vai chamar os vereadores e explicar tudo”, considerou.

Rômulo informou que na semana que vem projeto de criação da MauáTrans deve chegar ao Legislativo. “Estamos na correria porque em dezembro a Casa começa a discutir o Orçamento e precisamos aprovar a matéria ainda neste ano. O nosso limite é a próxima sessão. O texto está em vias de ser finalizado.”

A Câmara aprovou ontem a doação de cinco carros da frota para o Executivo. De acordo com o presidente da Casa, Paulo Suares (PT), os veículos estavam sucateados e a lei exige a devolução para a Prefeitura.

Por Cynthia Tavares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.