NOTÍCIA ANTERIOR
Prioridades desmistificam regionalidade nas prefeituras
PRÓXIMA NOTÍCIA
Guardas de Ribeirão podem entrar em greve
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/07/2009 | Política
Governo negocia reajuste acima da inflação para os aposentados
O líder do governo no Congresso Nacional, Henrique Fontana (PT-RS), e representantes da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), entre outros, estão realizando reuniões para definir um novo percentual de aumento para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo — atualmente 8,1 milhão de pessoas.

Na última semana, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia adiantado, em sua coluna "O presidente responde", que discute o benefício dos aposentados.

De acordo com a assessoria de Fontana, está em negociação um "aumento real, acima da inflação", embora não seja possível adiantar o índice do reajuste. Ele estima que uma proposta oficial será apresentada até a primeira quinzena de agosto.

"Estamos tentando chegar a um consenso nas negociações e ainda não chegamos a um resultado concreto, mas temos avançado", declarou o presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles.

De acordo com Gonçalles, a prioridade é defender a aprovação da emenda ao Projeto de Lei 01/2007, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que concede o mesmo reajuste do mínimo aos benefícios previdenciários. Também deve ser analisado em agosto o veto presidencial à emenda feita à Medida Provisória 288/06, que prevê 16,7% para os aposentados e pensionistas.

O presidente da entidade, embora tenha indicado buscar pelo reajuste "possível", não descartou manifestações como as ocorridas em maio, quando os aposentados ocuparam o plenário da Câmara dos Deputados (foto).

"A Cobap defende o mesmo índice de reajuste do mínimo e ainda não sabemos quanto teremos de aumento efetivamente, mas estamos negociando para que seja o mais próximo possível. Para isso já realizamos manifestações nacionais e estamos dispostos a realizar outras, se necessário. Não estamos alienados e vamos às ruas", declarou o presidente.

Segundo a assessoria da Cobap, não há nenhum protesto previsto pela entidade para a região do Grande ABC.

Vale lembrar que os aposentados que recebem o salário mínimo (17 milhões de pessoas) já foram contemplados por um reajuste de 8,9%, válido a partir de janeiro de 2010.

Outras propostas de interesse dos aposentados que tramitam no Congresso são o Projeto de Lei 3299/08, que extingue o fator previdenciário, e o Projeto de Lei 4434/08, que recompõe as perdas das aposentadorias.

Por Tatiane Conceição - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.