NOTÍCIA ANTERIOR
Caixa já emprestou este ano R$ 24 bilhões para compra da casa própria
PRÓXIMA NOTÍCIA
Agências de viagem projetam alta de 35% nas vendas para férias de julho
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/05/2010 | Economia
Governo investe R$ 150 mi e lança campanha para Copa de 2014
Assim que terminar o último jogo da Copa da África do Sul, o governo brasileiro dará o pontapé em um ambicioso projeto que, em dez anos, pretende dobrar o número de turistas estrangeiros que visitam o país.

A Embratur, fundação responsável pela promoção do turismo brasileiro no exterior, negocia com emissoras de TV de 12 países para que o primeiro comercial após a final da Copa da África seja um filme anunciando a Copa de 2014 no Brasil e convidando o turista estrangeiro a conhecer o país.

Diretor de filmes como Cidade de Deus e do clipe da candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o cineasta Fernando Meirelles irá dirigir o comercial, que ficará no ar de julho a dezembro deste ano, apenas no exterior.

Deverão exibir o anúncio logo após o término da Copa da África do Sul emissoras dos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Espanha, Argentina e Chile, entre outros países, inclusive da Ásia. Canais internacionais de esportes e notícias, como a CNN, também estão no plano de mídia da Embratur.

O Ministério do Turismo diz que ainda não tem uma estimativa de quanto custará a campanha. Informa apenas que o orçamento da Embratur, que foi de R$ 100 milhões em 2009, será de R$ 150 milhões em 2010 e deverá chegar a R$ 200 milhões nos próximos anos. Todo esse dinheiro vai para a promoção do Brasil no exterior.

Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, a campanha publicitária irá vender a imagem de "um país alegre, hospitaleiro", mas sem o estereótipo do "país do Carnaval e do futebol".

- Vamos mostrar um país que possui um conjunto grande de destinos turísticos, de vários segmentos, não apenas sol e praia. O Brasil é hoje um grande destino de eventos, de turismo de negócios. Vamos mostrar também o bom momento que o Brasil vive, que se traduz em um país sofisticado, que tem empresas como a Petrobras, a Embraer, que é o segundo produtor mundial de alimentos, que disputa mercados, enfim um país que é o país do século 21.

O ministro trabalha com a projeção de que a Copa do Mundo deverá atrair 600 mil turistas estrangeiros ao Brasil – outros 3 milhões de brasileiros deverão fazer turismo doméstico durante o torneio da Fifa. Se o evento for bem realizado, poderá se tornar uma grande vitrine. Afinal, pela TV a Copa tem potencial de audiência acumulada de 28 bilhões de telespectadores.

A Embratur estima que 5,5 milhões de turistas deverão visitar o Brasil em 2010, movimentando US$ 5,6 bilhões. Em 2014, esse número deve subir para 8,1 milhões. Em 2016, com a Olimpíada do Rio, chegará a 8,9 milhões de visitantes. Em 2020, deveremos receber 11,1 milhões de turistas, que gastarão US$ 17 bilhões. Ou seja, o número de turistas vai dobrar e as receitas serão triplicadas.

Para fazer bonito na Copa, no entanto, o governo terá que investir em infraestrutura. Um dos pontos mais preocupantes são os aeroportos.
Segundo o ministro Barretto, deverão ser investidos R$ 6 bilhões em ampliações de aeroportos até a Copa. Também serão montados terminais de passageiros provisórios, apenas para atender ao aumento de demanda durante a Copa.

A Copa ainda consumirá R$ 5,7 bilhões dos cofres públicos para construção e reformas de estádios e R$ 11,4 bilhões para obras de mobilidade urbana (metrô, trens, complexos viários).

Por Daniel Castro, colunista do R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.