NOTÍCIA ANTERIOR
Vereador de São Caetano pede anulação de cobranças no IPTU
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aliados farão atos em prol da candidatura de Alckmin
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/01/2008 | Política
Governo expulsou 437 servidores por corrupção em 2007
O combate à corrupção e à impunidade na administração pública federal levou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a aplicar, no ano passado, o número recorde de 437 penas de demissão e destituição de agentes públicos envolvidos em irregularidades. Desse total, as demissões somaram 386 casos, as destituições de cargo 22 e as cassações de aposentadorias 29. Todas informações foram divulgadas no site da CGU (Controladoria-Geral da União).

De acordo com nota oficial divulgada pela CGU, desde 2003 o número de expulsões chegou a 1.622. "Entre elas, 1.421 demissões, 108 destituições de cargo e 93 cassações de aposentadorias".

Ao divulgar os dados, o secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, falou sobre o assunto. "Eles decorrem de determinação do ministro Jorge Hage de sepultar a histórica cultura da impunidade que há décadas vinha imperando no país".

Navarro afirmou ainda que as punições não se restringiram a servidores do baixo escalão, mas atingiram também diretores, superintendentes e altos assessores de empresas estatais como os Correios e a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), além de auditores e fiscais da Receita, da Previdência e do Trabalho, procuradores e subsecretários de orçamento e administração.

Motivos - De acordo com a nota da CGU, o uso do cargo para obtenção de vantagens para si ou para terceiros foi o principal motivo das punições, com 779 casos. A improbidade administrativa vem a seguir, com 474 casos, e os casos de abandono de cargo chegaram a 242. Já os de recebimento de propina foram 141 e os de lesão aos cofres públicos 140. Um total de 511 casos se deveu a outros motivos. A soma dos casos pelos respectivos motivos excede o total de 1.622 ocorrências porque, em muitas situações, o punido incorre em mais de um ou dois motivos para a punição.

"Para viabilizar a intensificação dessas ações nos diversos ministérios, o governo criou o Sistema de Correção da Administração Federal, com uma unidade em cada ministério e uma coordenação central na CGU. Além disso, lançou um programa de capacitação em processo disciplinar que já treinou, desde 2003, 4.697 servidores do país inteiro, de modo a que os gestores não contribuam para a impunidade, deixando de instaurar os processos que se recomendam por falta de pessoal qualificado. Em 2007, o número de servidores capacitados chegou a 1.255", diz o comunicado da Controladoria-Geral da União.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.