NOTÍCIA ANTERIOR
Banco da família de ex-sócio financia ônibus da Suzantur
PRÓXIMA NOTÍCIA
Diniz Lopes fecha com Atila e se filia ao PSB
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/04/2016 | Cidade
Governo de Itaquaquecetuba nega ingerência de Beto Peralta
 Governo de Itaquaquecetuba nega ingerência de Beto Peralta Foto: Banco de dados - Diário do Grande ABC
Foto: Banco de dados - Diário do Grande ABC
A prefeitura de Itaquaquecetuba, da região do Alto Tietê, negou que o empresário Beto Peralta, de Mauá, tenha interferido na nomeação de secretários do governo do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB). Ontem, o Diário mostrou que figuras de Mauá e de confiança do executivo foram nomeadas para o primeiro escalão da gestão do tucano.

Em nota, a administração itaquaquecetubana informou que as nomeações atenderam a “critérios rigorosamente técnicos, sem que houvesse qualquer indicação” de Beto Peralta. “A relação dessas pessoas com o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, foi estritamente profissional no período em que foram foram funcionários da municipalidade”, justificou o departamento de Comunicação da secretaria de Governo, chefiada por Sonia Cristina Maziero, que é de Rio Grande da Serra.

Pelo menos três figuras de Mauá que atuaram e ainda trabalham na gestão do prefeito Donisete Braga (PT) foram exportadas para o governo de Mamoru, sob indicação de Beto Peralta, que é amigo de Donisete. Amilton Pegoraro, José Elídio Moreira e José Francisco Jacinto, o Icão (PTdoB), foram secretários de Obras, Governo, e Administração em Itaquaquecetuba, respectivamente. O primeiro foi superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) na gestão do ex-prefeito José Carlos Grecco (PSDB). Pegoraro ficou menos de um ano na gestão Mamoru e, à frente da Pasta da Obras, foi responsável por homologar a primeira licitação do governo, de coleta e destinação do lixo, cuja vencedora foi uma das empresas de Beto Peralta, a Peralta Ambiental. Curiosamente, um mês antes de integrar o secretariado de Mamoru, Pegoraro foi gestor em outra empresa de Beto Peralta, a Paulista Obras e Pavimentação Ltda.

Ao Diário, o governo Mamoru informou que Pegoraro deixou o a gestão “devido a ajustes administrativos promovidos naquele período, que são corriqueiros e inerentes da administração pública.”

Elídio, por sua vez, foi secretário de Comunicação de Donisete até janeiro e chegou a ocupar a superintendência da extinta Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto), hoje Aspep (Agência Reguladora dos Serviços Públicos).

Já Icão é atual secretário de Planejamento Urbano do governo de Donisete. Ele foi indicado pelo então chefe da Pasta, vereador Chiquinho do Zaíra (PTdoB), que deixou o cargo no mês passado em cumprimento à legislação eleitoral para se candidatar à reeleição. Em 2010, Beto Peralta financiou em R$ 30 mil a campanha do parlamentar para deputado federal.

Por Júnior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.