NOTÍCIA ANTERIOR
Congresso discute na volta do recesso pautas polêmicas da era Lula
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jobim entrega carta de demissão, e Celso Amorim assume a Defesa
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/08/2011 | Política
Governo anuncia medidas emergenciais
O governo federal deverá anunciar nesta terça-feira (02/08) medidas emergenciais para proteger a indústria nacional contra a escalada das importações. A PDC (Política de Desenvolvimento da Competitividade), a ser anunciada pela presidente Dilma Rousseff, foi apresentada de forma genérica para representantes das centrais sindicais nesta segunda-feira (01/08).

O único detalhamento da PDC apresentado, a desoneração da folha de pagamento para alguns setores, de forma experimental, não agradou aos sindicalistas. A CUT e a Força Sindical decidiram não comparecer ao anúncio da PDC.

“Vínhamos discutindo a desoneração em folha, mas não concordamos com a proposta do governo, que vai fazer com que a União se encarregue de arcar com as perdas de arrecadação”, disse nesta segunda o presidente da CUT, Arthur Henrique. Para o presidente da CUT, se o governo se dispusesse a ouvir os trabalhadores 15 dias atrás, haveria possibilidade de um entendimento.

Ministros - A reunião foi convocada pelo governo e teve a coordenação do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência. Além dele, participaram os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, da Fazenda, Guido Mantega, da Previdência, Garibaldi Alves, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, também esteve no encontro.

Além de Arthur Henrique, participaram do encontro representantes dos trabalhadores como o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, além de dirigentes da Força Sindical.
Sérgio Nobre destacou que o governo não revelou detalhes sobre a PDC, mas que os ministros garantiram que a questão da proteção ao emprego será mantida. “Esse era um dos principais pontos que queríamos discutir, e foi dito que essa proteção do emprego faz parte das medidas”, afirmou Nobre.

Importações - Representantes do governo revelaram que o detalhamento da PDC não foi feito em virtude da situação emergencial do avanço das importações. Estudos das entidades sindicais mostram que, se não forem tomadas medidas emergenciais, cerca de um milhão de veículos deverão ser importados, o que representaria um terço das vendas de carros em 2011.

A medida provisória que institui a PDC será encaminhada ao Congresso Nacional. A intenção é frear o encolhimento da indústria nacional, que vem sofrendo com a invasão de produtos importados. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, em julho ocorreram 58 mil demissões no setor de manufaturados e estima-se que em agosto elas cheguem a 100 mil.

Região - Os representantes dos sindicatos de metalúrgicos da Região estenderam a discussão sobre a indústria e os impactos decorrentes da importação desenfreada para outros setores da sociedade. O tema foi apresentado nesta segunda- feira (01/08) durante a reunião ordinária dos prefeitos, no Consórcio Intermunicipal.

O secretário de Finanças e Administração do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Teonilio Monteiro da Costa (Barba), afirmou que no encontro foi apresentado o panorama do setor automobilístico. “Mostramos os dados e a situação do ABCD. Ficou decidido que iremos aguardar o resultado da reunião em Brasília para discutir o que a categoria juntamente com os prefeitos podem fazer para melhorar esse quadro.”

“Agora, todos já sabem o cenário em que se encontra o setor automobilístico da Região e na próxima reunião poderemos discutir propostas para melhorar essa questão”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Cícero Firmino (Martinha).

Com informações da Agência Brasil; colaborou Michelly Cyrillo.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.