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DATA DA PUBLICAÇÃO 22/12/2011 | Geral
Governador quer inaugurar juntos trechos leste e norte do rodoanel em 2014
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (21), que pretende inaugurar os trechos norte e leste do Rodoanel Mário Covas de forma simultânea até o ano da Copa do Mundo no país. A afirmação foi feita nesta manhã, durante entrevista coletiva para apresentar o início da obra do túnel de cerca de 1 km do trecho leste do rodoanel.

Esta parte do anel viário deve ser concluída até março de 2014. De acordo com Alckmin, a ideia é acelerar ao máximo o ritmo das construções.

O edital de licitação do trecho norte foi suspenso pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no último dia 12 após uma das empresas responsável pela obra entrar com representação apontando possíveis irregularidades na pré-qualificação dos licitantes.

- Nós estamos apresentando os esclarecimentos exigidos pelo Tribunal de Constas e pretendemos correr com o processo licitatório para começar as obras o quanto antes. O objetivo é que os dois trechos terminem praticamente juntos.

Já as obras do trecho leste do rodoanel tiveram início nesta quarta-feira com a implementação de dois túneis na região da antiga pedreira Santa Clara, em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo. A próxima etapa será construir cerca de 9 km de vias suspensas, que em conexão com o trecho sul e com o Sistema Anchieta-Imigrantes ligarão trechos importantes como o aeroporto de Cumbica (Guarulhos) com o porto de Santos, no litoral.

De acordo com o governador, a segunda parte das obras do trecho leste será iniciada após a aprovação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Segundo ele, o resultado da análise da Cetesb deve sair ainda esta semana.

Circulação
Quando estiver pronto, o trecho leste do rodoanel deve receber diariamente cerca de 25 mil veículos, sendo que entre 60% e 70% do fluxo será de veículos pesados, como caminhões.

- Esta obra é importantíssima. Vai melhorar [diminuir] a poluição e o trânsito, ajudando na circulação de veículos pesados, além de atrair empresas e ligar o maior aeroporto do Brasil ao maior porto da América do Sul.

Ao todo, a construção do trecho leste vai custar R$ 2,8 bilhões. Os recursos virão do pedágio do trecho sul do rodoanel e aportes da empresa concessionária.

Por Mariana Poli, do R7
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