NOTÍCIA ANTERIOR
iPhone 6s e iPhone 6s plus custarão de R$ 4 mil a R$ 4,9 mil, adiantam lojas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Apple Music, streaming de música da Apple, é liberado para Android
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/11/2015 | Tecnologia
Google Maps passa a ter mapas offline com navegação sem internet
Será possível fazer buscas por lugares e traçar rotas.

Novidade vale, por ora, para Androids; para iOS, chegará em breve.


Voltada a donos de smartphone que não tenham acesso à internet, mas com potencial de cair no gosto mesmo de quem navega com pacotes 4G, uma nova função do Google pretende abrir caminhos de motoristas desconectados. A empresa libera nesta terça-feira (10) o download de mapas no Google Maps, que passará a traçar rotas mesmo que o aparelho esteja offline.

A princípio apenas para celulares Android, a novidade permitirá baixar mapas desde que o tamanho do arquivo não ultrapasse o limite de 2,5 GB.

O Maps já podia salvar mapas. A novidade é que ele ganhará funções que tipicamente necessitam de internet: fará buscas por estabelecimentos comerciais e lugares dentro da área selecionada (assim como ver informações básicas a respeito deles, como telefone e cardápio), traçará rotas entre dois pontos e dará orientações pelo guia de voz.

Ficam de fora da versão offline, por enquanto, o acompanhamento do trânsito em tempo real, a informação da chegada dos próximos ônibus, assim como as rotas de bicicleta e transporte público.

"Hoje, a gente assume que o Waze ou o Google Maps vão estar lá para nos salvar", comenta Marcus Leal, gerente de Maps para América latina. "Mas em um país como o Brasil, mesmo quem tem plano de dados perde o acesso completamente", diz. "E quem hoje em dia tem um mapa de papel no carro?", brinca. "O foco é atender a essa camada de desconectados ou com plano de dados ruim", explica.

Segundo uma pesquisa do Google, o brasileiro é aquele que mais tem problemas para carregar mapas. De mil pessoas entrevistadas pela empresa, 40% disseram ter esbarrado em alguma falha de conexão para usar o aplicativo, esse índice foi o maior no mundo.

Mas, como o problema também é percebido por usuários de outros lugares, a novidade será liberada gradualmente em todo o mundo. Os aparelhos que rodam iOS ainda não serão contemplados, o que ocorrerá em breve, segundo o Google.

Apesar de ficarem armazenados no celular, os mapas ficarão inutilizados se, após 30 dias, o aparelho não se conectar à internet e atualizá-los.

Veja o passo-a-passo:
1. instale o Google Maps ou atualize para a versão 9.17 do Android
2. Pesquise pelo local pretendido
3. Suba o cartão que surgir no canto inferior da tela para selecionar a opção de download
4. Selecione a área do mapa a ser baixada no celular.

Por Helton Simões Gomes - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.