NOTÍCIA ANTERIOR
ASUS revela os novos dipositivos ZenFone 2, ZenFone
PRÓXIMA NOTÍCIA
Qual o melhor aplicativo para aumentar a autonomia da bateria no Android?
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/01/2015 | Informática
Google aplica ''direito de ser esquecido'' só em seus sites europeus
Menções saem de sites como Google.fr (França), mas não do Google.com.

Empresa diz que revisará em breve essa abordagem.


Contrariando as diretrizes dos reguladores, o Google remove apenas de seus sites na Europa os resultados de buscas quando indivíduos evocam o "direito de ser esquecido". Em breve, porém, a companhia irá revisar essa abordagem, disse o diretor jurídico da empresa nesta segunda-feira (19).

A questão é qual a dimensão da aplicação do chamado direito de ser esquecido, foco dos reguladores da privacidade europeus desde que a principal corte do continente decidiu em maio que indivíduos poderiam pedir a remoção de resultados das buscas que forem considerados "inadequados, irrelevantes ou não mais relevantes".

O Google argumentou diversas vezes acreditar que a decisão deveria ser aplicada apenas a sites europeus, como o "Google.de", na Alemanha, ou o "Google.fr", na França.

Um grupo de reguladores da privacidade de países da União Europeia, no entanto, concluiu em novembro que o Google deveria adotar a abordagem em nível mundial, devido à facilidade de acesso a um domínio global como o "Google.com".

Em resposta às preocupações dos legisladores, David Drummond, diretor jurídico do Google, disse que a abordagem da gigante da internet não mudou desde novembro. Mas irá revisá-la quando um grupo de especialistas publicar um relatório sobre o julgamento do ano passado. A previsão é que o documento saia no fim deste mês.

"Tivemos uma abordagem básica, a seguimos, fizemos remoções devido a essa questão na Europa, mas não além", disse em evento em Bruxelas, nesta segunda-feira.

Entre setembro e novembro, um conselho de assessoria, incluindo um ex-ministro da Justiça alemão e o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, realizaram audiências públicas por toda a Europa para debater o equilíbrio entre privacidade e o fluxo livre de informações.

É esperado que seja publicado um relatório com suas conclusões no fim de janeiro para ajudar a informar o Google sobre a aplicação da lei.

Por G1 - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.