NOTÍCIA ANTERIOR
Galinha Pintadinha passa de 10 bilhões de visualizações no YouTube
PRÓXIMA NOTÍCIA
Musical.ly: O que é a rede social de vídeos e como funciona
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/08/2017 | Informática
Golpes prometem revelar quem envia mensagens no Sarahah
Golpes prometem revelar quem envia mensagens no Sarahah
Golpistas criaram uma série de sites falsos - todos idênticos - prometendo revelar a identidade de quem envia mensagens para usuários do aplicativo Sarahah. Os sites não cumprem o prometido e exigem a instalação de aplicativos no celular ou o cadastro em serviços pagos de SMS.

O Sarahah permite que usuários recebam mensagens totalmente anônimas para incentivar a "honestidade" dos recados. Certas declarações, porém, deixam os destinatários querendo saber quem deixou o recado. Apostando nisso, os golpistas criaram uma rede de sites - Sarahah Exposed, Sarahah View, Sarahah Spyer e Reveal Sarahah - prometendo matar essa curiosidade.

Os sites, porém, não entregam o prometido. Para tentar convencer as vítimas a experimentarem o serviço, as páginas possuem uma "caixa de mensagens", onde outros internautas supostamente estariam deixando mensagens dizendo que o site funciona. Mas essas mensagens também não são reais.

Para fazer com que as mensagens pareçam reais, um código na página associa aleatoriamente as mensagens, já escritas pelos donos do próprio site, a nomes de usuários predefinidos. O horário das "mensagens" também é ajustado para que elas pareçam ser recentes, dando uma falsa impressão de dinamismo e popularidade ao site.

Quem tentar utilizar o serviço e digitar seu nome de usuário do aplicativo Sarahah receberá um aviso dizendo que, para ajudar a "cobrir os custos do servidor", será preciso instalar aplicativos no celular ou completar um formulário, cedendo informações. Outra possibilidade para "liberar" o serviço é o cadastro em serviços de horóscopo e outros, que são cobrados na conta de telefone.

Os responsáveis pelo Sarahah publicaram no sábado (12) um alerta no Twitter oficial do aplicativo. "O Sarahah gostaria de esclarecer que todas as mensagens sobre a identificação dos remetentes são falsas", diz o tuite.

O anonimato é a principal promessa do Sarahah, que chegou nas listas de aplicativos mais baixados em vários países. Como é possível deixar mensagens sem qualquer tipo de cadastro, é improvável que qualquer serviço ou truque consiga identificar os autores dos recados. A "promessa impossível", porém, é uma boa isca para os golpistas, especialmente quando alguém está tentando descobrir o autor de uma ofensa ou declaração amorosa.

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.