NOTÍCIA ANTERIOR
Bajas agitam Piracicaba
PRÓXIMA NOTÍCIA
Stetsom lança novo layout de amplificadores
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/01/2008 | Veículos
GNV também tem pontos fracos
Que o GNV (Gás Natural Veicular) é mais econômico e menos nocivo ao meio-ambiente do que o álcool, a gasolina e o diesel não chega a ser novidade para ninguém. No entanto, o que muitos ainda não sabem é que esse tipo de combustível também tem as suas desvantagens – e não são poucas.

É fato que um carro que funciona a gás perde entre 5% a 10% da sua potência. Por isso, de acordo com o especialista em motores Vinícius Losacco, a instalação do kit GNV “não é recomendada para veículo com até 1.000 cilindradas”. “Se o automóvel tiver ar-condicionado então, complicou de vez”, afirma.

Losacco alerta também para os serviços de instalação. De acordo com ele, muitos estabelecimentos realizam serviço de baixa qualidade, o que pode causar danos ao automóvel em um curto espaço de tempo.

“As pessoas devem ficar atentas a duas coisas: diferença de preço de um local de instalação para outro e serviços de pós-venda”, aconselha.

O gás também pode causar danos à mecânica do veículo se não for utilizado de forma correta. O GNV, se usado desde a ignição do motor, pode ressecar algumas peças. Porém, Losacco explica que os kits mais modernos obrigam que a partida do veículo seja feita com álcool ou gasolina, o que ajuda na “lubrificação das peças do motor”, evitando problemas futuros.

Uma desvantagem que pode ser percebida a olho nu é a redução significativa do espaço do porta-malas – local onde é instalado o cilindro de armazenamento do gás. Atualmente, no entanto, alguns carros, como a Chevrolet Blazer e a Meriva, já colocam o bujão na parte de baixo do veículo, preservando o bagageiro.

Vantagens
O GNV tem também as suas vantagens, principalmente para aqueles motoristas que rodam mais de 5.000 quilômetros por mês. A principal delas é, sem dúvida, a economia. Mesmo com as últimas crises do gás, ainda é possível encher o cilindro de GNV e andar muito mais do que com qualquer outro combustível – até mesmo álcool.

O gás também pode, se utilizado corretamente, preservar a vida útil do motor. Por se tratar de um combustível limpo, o GNV não leva para o motor impurezas encontradas na gasolina (muitas vezes adulterada) ou do álcool. Essa preservação pode ser notada nas trocas de óleo, quando o líquido retirado do veículo é visivelmente mais claro e limpo.

Outra vantagem é o fato de o carro movido a gás ser, antes de mais nada, bicombustível. Caso ocorra algum problema com o sistema GNV, basta o motorista trocar o tipo de combustível e passar a rodar com gasolina ou álcool. Por isso, é importante que o veículo esteja sempre abastecido com gasolina ou álcool de alta qualidade.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.