NOTÍCIA ANTERIOR
Registro de motos aquáticas em SP quadruplica em dez anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ferrari exibe pela primeira vez o modelo mais rápido de sua história
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/03/2012 | Veículos
GM vai suspender a produção do Chevrolet Volt por cinco semanas
Segundo a montadora, vendas do híbrido plug-in estão baixas.

Preço e falta de confiança na segurança do carro inibem americanos.

A General Motors anunciou que vai suspender a produção do modelo híbrido plug-in Chevrolet Volt durante cinco semanas, devido às vendas decepcionantes. Um porta-voz da GM disse na última sexta-feira (2) que a empresa irá encerrar a produção do Volt a patir de 19 de março até 23 de abril, colocando em “marcha lenta” os 1,3 mil trabalhadores da linha de montagem na fpabrica de Detroit-Hamtramck.

O Volt foi lançada com grande estardalhaço no final de 2010, mas desde então sofre solavancos. As vendas ficaram aquém das expectativas, e sua reputação foi ferida por uma investigação da agência que regulamenta o transporte rodoviário nos Estados Unidos sobre um possível risco de incêndio.

Fora isso ostenta um preço alto — cerca de US$ 41 mil antes de um crédito fiscal dos EUA de até US$ 7,5 mil. Embora o aumento do preço da gasolina ajude o apelo do carro híbrido, há ouros modelos no mercado americano que oferecem baixo consumo de combustível, mas a preços menores.

A GM vendeu 7.671 Volts no ano passado, abaixo de sua meta original de 10 mil carros. A companhia parou de anunciar publicamente metas de vendas no ano passado. Vendeu 1.023 Volts em fevereiro e 603 em janeiro.

"O fato de que a GM está agora enfrentando um excesso de Volt em estoque sugere que a demanda do consumidor não é tão forte para estes veículos", disse Lacey Plache, economista-chefe para a informações sobre automóveis do site Edmunds.com.

A porta-voz da GM Chris Lee disse que a empresa estava "parando temporariamente " a linha de montagem. "Estamos fazendo isso para manter os nossos níveis de estoque adequados, alinhando a produção com a demanda", disse ele.

Lee afirmou ainda que a decisão de permitir que os motoristas Volt sejam autorizado a utilizar faixas especiais na Califórnia devem ajudar a demanda. "Nós estamos olhando apenas para aumentar as vendas, e vemos uma tendência positiva daqui para a frente", disse ele.

Embora o Volt não seja um sucesso de vendas, o veículo de baixa emissão melhorou a reputação da GM em relação à inovação. Tal como o seu concorrente mais próximo, o Nissan Leaf, o Volt é avaliado por consumir apenas 38,2 km/l. O Volt tem uma bateria, alimentada por motor elétrico que, sozinha, garante autonomia de cerca de 60 quilômetros sem precisar recarregar. Depois disso, um gerador a gasolina fornece enregia para o motor elétrico.

Preocupação com segurança inibe vendas
Apesar de a investigação sobre incêndio no Chevrolet Volt conduzida pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) tenha concluído que não há falha de segurança no carro híbrido, analistas acreditam que o caso tenha afetado a confiança dos consumidores. O chefe-executivo da GM, Dan Akerson, chegou a mostrar ao Congresso norte-americano que o Volt foi colocado em situações "irreais" e que a investigação de sua segurança é usada como manobra política em um ano de eleições.

Mesmo assim, Alan L. Baum, um pesquisador da indústria automobilística em West Bloomfield, Michigan, disse que a percepção de um risco de segurança tem prejudicado as vendas do carro. "A GM está levando mais tempo do que imaginavam para reverter esse sentimento", disse Baum. A boa notícia, segundo ele, é que os compradores de carros elétricos e híbridos são, provavelmente, disposto a ouvir o lado da GM sobre a história fogo.

No ano passado, a GM ofereceu de graça aos compradores de Volt um reforço extra em aço na proteção das bateria, para quem tivesse dúvidas quanto a segurança do carro.

Por G1, com informações da Associated Press
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.